Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

22 de dezembro de 2021

Médico alerta sobre consequências dos excessos de comida e bebida nas festas de fim de ano

 | Jornal Acontece

Alexandre Francisco, médico da Medicar Emergências Médicas, dá orientações para aproveitar as celebrações de Natal e Réveillon com responsabilidade e segurança 

Médico dá orientações para aproveitar as celebrações de fim de ano sem exageros 

 

O fim de ano é comumente lembrado como um período no qual o excesso de comida e bebida alcoólica é liberado. Apesar de muitas pessoas aproveitarem o Natal e o Réveillon para comer como se não houvesse o amanhã, os exageros podem desencadear sintomas desagradáveis, como má digestão, refluxos, dores abdominais e enjoos. O médico Alexandre Francisco, da Medicar Emergências Médicas, faz um alerta sobre as consequências dessas atitudes. 

 

Segundo Alexandre, a ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas e não alcoólicas em excesso pode provocar danos pontuais e até mesmo crônicos ao organismo. “Muito além do aumento de peso, que está entre as principais preocupações das pessoas, o exagero, combinado à má alimentação, é um fator potencial para a predisposição ao diabetes e aumento da pressão arterial”, destaca o médico. 

 

Embora as consequências de comer e beber demais tendem a ser passageiras, o mal-estar pode impedir as pessoas de comemorar datas especiais com amigos e familiares. Por essa razão, Alexandre ressalta que o aproveitamento com moderação é a melhor opção para evitar descontentamentos. 

 

“Dependendo do nível de exagero, comer de maneira desenfreada pode fazer com que sintomas pontuais se tornem problemas crônicos, mas isso depende de cada indivíduo e de seu estado de saúde. Isso mostra que saber a hora de parar é muito importante para garantir o bem-estar durante as celebrações”, comenta o médico.      

 

Conforme explica Alexandre, todo excesso traz consequências para o organismo, no entanto, quando o assunto é a ingestão de bebidas alcoólicas, a atenção deve ser redobrada. “O álcool afeta o sistema nervoso central do indivíduo provocando sonolência, perda do equilíbrio, de memória e atenção. As bebidas alcoólicas também podem podem desenvolver a gastrite, provocar alterações no pâncreas e até mesmo intestinais”.

 

O médico também lembra que a ingestão de álcool em excesso faz com que as pessoas percam a capacidade de discernir sobre atitudes que são aceitas socialmente, o que pode ser um risco caso o indivíduo decida dirigir algum automóvel. “Direção e bebida não combinam, por isso, ter responsabilidade sobre as ações quando se está sob o efeito do álcool é muito importante. Um momento de diversão não pode se tornar um risco à vida”, alerta Alexandre. 

 

Excesso de bebida alcoólica provoca sonolência,  perda do equilíbrio, de memória e atenção

 

 

Orientações gerais 

 

Recorrer ao bom senso e à responsabilidade são as melhores formas de aproveitar as celebrações de fim de ano sem sintomas desagradáveis. Além dos adultos, as crianças e os idosos precisam de atenção redobrada e devem ingerir bastante líquido para não ficarem desidratados. De acordo com Alexandre, as pessoas mais velhas e os pequenos estão mais suscetíveis a sofrer com a desidratação. 

 

“No geral, todas as pessoas devem ter uma alimentação equilibrada, beber bastante água mesmo durante as festas e, aqueles que podem ingerir bebidas alcoólicas, devem aproveitar com moderação. Além disso, realizar atividades físicas é fundamental para diminuir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados à baixa imunidade, entre outros”, conclui o médico. 

 

 

Sobre a Medicar Emergências Médica
Fundada há 28 anos, em Ribeirão Preto (SP), a Medicar foi uma das pioneiras a implementar o modelo de prestação de serviços de emergência médica e, atualmente, atende a, aproximadamente, 3 milhões de usuários, tendo sedes nas cidades de Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Santos. Possui um serviço que leva até você um médico em casa, através de UTIs móveis 24 horas por dia, além de diversas soluções médicas com valores acessíveis.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

22 de dezembro de 2021

Cinco dicas valiosas para proteger seu pet do barulho do final de ano

Leia mais

22 de dezembro de 2021

Especiarias dão toques mágicos às sobremesas de Natal

Leia mais

22 de dezembro de 2021

Por que maio é considerado o mês das noivas?!

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.