Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

27 de abril de 2018

Minha Casa Minha Vida

 | Jornal Acontece

400 famílias do Cantagalo recebem chaves das casas novas

Cerimônia de entrega nesta sexta (27) contou com a presença do governador do Estado de São Paulo em exercício, Márcio França

Guarujá vive hoje uma nova realidade na questão habitacional. E essa nova página ganhou um capítulo para ficar marcado na história da Cidade. Nesta sexta-feira (27), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, entregou o primeiro Programa “Minha Casa, Minha Vida” do Município. Nele, 400 famílias da comunidade Cantagalo foram beneficiadas com a casa própria.

entregacasascantagalogja0002

A cerimônia de entrega das chaves aconteceu na Rua 102, no bairro do Cantagalo. Diversas autoridades marcaram presença, como o governador do Estado de São Paulo em exercício, Márcio França; o secretário de Estado da Habitação, Nelson Baeta Neves; o secretário Estadual de Saneamento de Recursos Hídricos, Benedito Braga; o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Sidney Soares, além de deputados federais, estaduais, vereadores e secretários municipais.

Um dos contemplados é Francisle Borges da Silva, que não escondia a emoção em receber as chaves da tão sonhada casa própria. “É um dia de celebração, pois moro no bairro há 10 anos e acompanho o sofrimento dessas famílias. Agora sim, vamos estar no que é nosso”, agradeceu o novo morador do bloco 1. Silva integra o grupo das primeiras 400 famílias, dos bairros Cantagalo e Vila Baiana, beneficiadas com o Projeto Enseada.

As unidades beneficiam famílias removidas do próprio Cantagalo e outras da Vila Baiana, cadastradas no programa de locação social da Secretaria de Habitação (Sehab) do Município. As obras do Cantagalo são parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PACII), e é uma parceria do Ministério das Cidades, por meio do programa Minha Casa Minha Vida; da Secretaria de Estado da Habitação (CDHU e Programa Casa Paulista) e Prefeitura de Guarujá, via Sehab.

O Projeto Enseada contempla um total de 1.060 moradias. Para a próxima etapa no ano que vem estão previstas mais 240 unidades habitacionais, e outras 420 para 2020. O prefeito Suman, falou da alegria na entrega dessas primeiras unidades. “Desde o início do ano passado temos trabalhado incansavelmente para vencer os desafios desta Cidade, que não são poucos. Guarujá possui uma carência de 30 mil moradias habitacionais e hoje estamos entregando as primeiras unidades, de mais de mil que iremos entregar”.

Na oportunidade, o governador falou que trabalhará em parceria com o prefeito Suman, para garantir outros avanços para a região do Cantagalo. “Sabíamos das dificuldades de Guarujá, que possui muitos contrastes, mas queremos trazer creche, escola e ambulatório. Vamos ajudar ao prefeito”.

Com o filho caçula no colo, outra nova moradora do conjunto também comemorava. Wine Raquel Fernandes falou que ter as chaves da casa nova tem um valor especial. “Quem começou a luta pela casa própria foi meu pai, mas ele faleceu. Agora assumo um sonho dele, que será meu e de meus filhos”, declarou.

Para o secretário de Habitação de Guarujá, Marcelo Mariano, essa é mais uma vitória da Administração Municipal, que direcionou os recursos. “É o resultado também do esforço de toda uma equipe, permitindo que Guarujá avance ainda mais na habitação”. Ele acrescentou ainda que a partir da próxima semana terá início o cronograma de mudanças dessas primeiras 400 famílias para o conjunto habitacional.

PHLIS – De acordo com dados do último Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS), há 58 assentamentos (núcleos informais) em Guarujá, com déficit habitacional de 33.263 unidades. Dessas, 11.611 apresentam necessidade de remoção e 21.652 são consolidáveis, ou seja, necessitam de obras de infraestrutura e regularização fundiária. Os dados do PHLIS são do ano de 2009. A Prefeitura está pleiteando junto à Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem) a atualização do plano no âmbito da Câmara Temática de Habitação.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de abril de 2018

Novo coronavírus

Leia mais

27 de abril de 2018

Combate a Dengue

Leia mais

27 de abril de 2018

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.