Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

29 de abril de 2019

Mundo digital

4ª Revolução Industrial está impactando a indústria farmacêutica

Governos, sociedades, corporações de todos os tipos e até os núcleos familiares passam por uma alteração muito palpável nos últimos tempos, completamente ligada à revolução tecnológica que o mundo está vivendo e ela chegou, inevitavelmente, à indústria farmacêutica.

Se o futuro do trabalho na 4ª Revolução Industrial, por si só, é uma das questões intrigantes em vários setores de mercado, imagine quão impactante ele pode ser para esse setor, que preza pelo cuidado com as pessoas e tem um potencial gigantesco para estar a par dessa transformação digital?

É possível ver que para a indústria farmacêutica, o momento é favorável em termos de transformação tecnológica e digital. Imagine que com um robô colaborativo é possível fazer processos como verificação de rotulagem, carga e descarga de máquinas, manipulação de produtos, entre outras atividades onde a interação “homem-máquina” produz resultados melhores que um dos dois (homem e robô) isoladamente.

Mas a digitalização das empresas farmacêuticas, ou a sua adesão à 4ª Revolução Industrial precisa passar por algumas reflexões.

Os impactos desta Revolução se estenderam pelo menos em 4 frentes: mudanças da matriz tecnológica da geração das soluções (tratamentos), no acesso (canal pelo qual o medicamento chega à sociedade), no relacionamento com pacientes e na estrutura da indústria.

É preciso observar detalhadamente cenários e variáveis que podem nos ajudar na reflexão. O estudo “O futuro do emprego: quão suscetíveis são os trabalhos à informatização”, de Michael A. Osborne, do Departamento de Ciência de Engenharia da Oxford, e Carl Benedikt Frey, da Oxford Martin School, por exemplo, estima que 47% dos empregos nos Estados Unidos correm o “risco” de serem automatizados nos próximos 20 anos

E a revista The Economist é taxativa quanto à previsão dos países para o que virá: “Nenhum governo está preparado”, definiu a publicação em um artigo de 2014, que ainda reverbera dentro das organizações do mundo inteiro.

Mesmo que a indústria farmacêutica já viva uma realidade de muita automatização, é preciso ultrapassar a ideia de que apenas postos de trabalho operacional serão afetados, pois a mudança vai além.

Atualmente, profissionais altamente especializados, por exemplo, “balançam em cima de uma corda bamba”, impactados por uma adoção crescente de IA (inteligência artificial), como advogados, médicos, contadores, auditores e muitas outras. O impacto deve ser visto sobre a cadeia de valor de toda a indústria.

Adaptações: ser analítico e trabalhar em equipe
Olhando para o âmbito interno, ampliar o mundo “digital”, significa também mudar algumas das competências essenciais da indústria farmacêutica.

Digo com frequência que algumas competências serão vitais nesse processo: ser capaz de analisar e usar base de dados de forma integrada, trabalhar fortemente em equipe, manter pensamento sistêmico, buscar eficiência e estar, de fato, disposto a dialogar com a diversidade e com a cooperação. Parece simples, mas é uma tarefa e tanto quando se fala em uma mudança em grandes escalas.

Automação não é coisa nova. Mas a digitalização, no âmbito da “bio interação” é. É papel e responsabilidades dos líderes do setor, aprofundar o debate e buscar o melhor impacto social no uso da tecnologia massiva. Colocar luz sobre a humanização dos processos e entender os efeitos, sejam positivos ou negativos, para ser protagonista da transformação.

Acredito que, por um bom tempo, viveremos debates que se dividem entre “otimistas e pessimistas”, em situações de incongruência e dilemas, até “acertamos o ponto” e compreendermos em qual espectro trabalharemos nos próximos anos e que eu espero, seja de ampliarmos a qualidade de vida da humanidade.

Por João Roncati é diretor da People + Strategy, consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano.(Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do jornal.)

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de abril de 2019

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

29 de abril de 2019

Vagas FSFX

Leia mais

29 de abril de 2019

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.