Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

17 de novembro de 2021

Novo espetáculo do Kaos conta as memórias afetivas de um coronel

 | Jornal Acontece

Baseada em fatos reais, “Até que tú te tornes verde” conta um pouco da história do coronel Liberato, um homem que sempre valorizou a educação e enfrentou um dos temidos integrantes do Bando de Lampião, Zé Pretinho

 

Nesta sexta-feira, 19, o Teatro do Kaos estreia a peça Até que tú te tornes verde. Com direção de Fernando Neves e escrito por Cícero Gilmar Lopes, o texto é baseado nas memórias do fundador e presidente do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, neto do coronel Liberato (1884-1975).

A narrativa se passa no povoado do Sabiá, pertencente à cidade Oeiras, no Piauí, e retrata as lembranças do neto e fatos contados pelos familiares do coronel Liberato. Compromissado em ajudar a transformar a vida das pessoas por meio da educação, o fazendeiro chegou a contratar uma professora da cidade para ensinar os moradores do seu povoado.

Respeitado e, ao mesmo tempo, temido, o coronel era responsável por apaziguar os conflitos entre os moradores e até mesmo julgar determinadas ações, impondo penas aos que ele considerava culpados. Entre as marcantes passagens de Liberato, estão o seu acordo com a morte e o enfrentamento de um dos temidos integrantes do Bando de Lampião, o Zé Pretinho.

Além das tradições e costumes da época, o espetáculo reúne fatos históricos, baião, diversão e emoção. Mais do que falar dos momentos de glória do coronel, a peça também mostra as dores do envelhecimento: a perda de memória; a confusão mental e o sentimento de solidão.

Com o patrocínio da Ecorodovias, a montagem marca os 25 anos do Teatro do Kaos e os 40 anos de carreira do fundador-presidente Lourimar Vieira. “Optamos em mergulhar na história dos meus antepassados, em especial, na vida do meu avô, o coronel Liberato. Lembro que, quando criança, ele foi na cidade e trouxe uma professora para morar na casa dele e dar aulas para todos do povoado”, conta Lourimar Vieira. 

A peça tem classificação etária de 12 anos, estreia nesta sexta-feira, 19,  às 20 horas, e segue em cartaz até 12 de dezembro. As apresentações acontecem no Teatro do Kaos, localizado na Praça Coronel Joaquim Montenegro, nº 34, Largo do Sapo, em Cubatão. A entrada é franca.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de novembro de 2021

'Spoiler de Natal' adianta surpresas natalinas em Praia Grande

Leia mais

17 de novembro de 2021

Programa Cubatão Sinfonia tem inscrições abertas para aulas de dança para adultos

Leia mais

17 de novembro de 2021

Santos não terá queima de fogos no réveillon para manter redução dos casos de covid

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.