Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

15 de julho de 2020

PARTIDOS COMEÇAM A SE DEFINIR PARA SUCESSÃO

 | Jornal Acontece

Pra variar, os bastidores da política para a sucessão municipal já estão em clima de guerra. Um dos termômetros é a rede social, já que o tradicional corpo a corpo está comprometido por causa da pandemia.

HORA DA VERDADE
Com o adiamento da eleição para novembro, as convenções partidárias serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro. É quando os partidos decidem as composições e confirmam as candidaturas. Embora todos garantam a verdadeira intenção de ser candidato majoritário, é comum que alguém desista, não consiga legenda ou, até mesmo, componha como vice. Porém, pelo que Acontece apurou, nos bastidores, ao menos seis candidaturas são irreversíveis o que, certamente, abrirá o leque de opções aos cubatenses, nas urnas. Desde o começo deste ano, treze políticos confirmaram o interesse de se candidatar a prefeito. A relação, ao lado, está na ordem que as pré- candidaturas chegaram ao conhecimento do Jornal (existe ainda a possibilidade de ter mais alguma que não chegou ao nosso conhecimento).

PSDB
O atual prefeito Ademário Oliveira já deixou claro que será candidato à reeleição. Com vários partidos na base aliada, terá a maior parte dos candidatos à vereança do seu lado. Adiantado nas articulações trouxe para a coligação a grande parte dos nomes mais disputados. Além de estar no poder terá ainda o apoio do governador do Estado.

PRB
Segundo colocado na última eleição, Wagner Moura se manteve longe do governo e continua sendo a pedra no sapato do atual prefeito. Com o grupo de prés candidatos à vereança em torno do seu nome, tem a garantia de legenda pelos caciques do Partido que, inclusive compôs sua coligação na última eleição, quando o PRB elegeu os vereadores De Lana e Kleber do Cavaco: ambos deixaram o Partido e vão tentar reeleição na base do governo.

PP
Toninho Vieira se elegeu pelo PSDB mas se desentendeu como prefeito já na transição e manteve firme a postura de oposição, mesmo dentro do PSDB, onde ficou até a abertura da janela partidária quando migrou para o Partido de seu padrinho político, o deputado estadual Kenny. Já tem o apoio do Patri: portanto dois partidos com chapa de vereadores com forte discurso de oposição. O grupo tem atraído desafetos do atual prefeito.
Sua candidatura é tida como certa, nos bastidores.

DC
Ex-secretário de Cultura e Comunicação no governo Clermont e com o comando do PSDC há décadas, Carlos de Freitas parece disposto a deixar as articulações de bastidores, para apresentar seu próprio nome. Como tem todo aval do Partido, não terá dificuldade na confirmação da eventual candidatura. Com o costumeiro ‘barulho’ de sempre, usa as redes em busca de apoio.

PODEMOS
Adalberto Ferreira é outro experiente servidor de carreira que já ocupou várias posições estratégicas na Prefeitura, desde que foi o gerente da cidade, no governo Nei Serra. Atualmente aposentado da Prefeitura, passou pelo governo do Estado e é o secretário de Finanças no Guarujá. Tem se dedicado na articulação de projeto comum de oposição, junto a outros prefeituráveis.

PRÓS
Terceiro colocado na última eleição quando disputou pelo PSB, o advogado Doda foi vereador por dois mandatos e manteve seu nome viável no cenário político, para disputar eleição deste ano.
Doda manteve seu posicionamento de oposição ao governo Ademário e deixou o PSB quando este decidiu apoiar incondicionalmente o atual governo.

PTB
Com a justificativa de que não conseguiu emplacar os projetos que defendia quando foi eleito, o vice-prefeito Pedro de Sá, agora quer a cadeira principal. Servidor de carreira, já ocupou vários cargos de primeiro escalão na Prefeitura, inclusive acumulando secretarias, no atual governo.

SDD
O comerciante Geraldo Tia Jô deixou a presidência da Associação Comercial e Industrial de Cubatão – Acic para concorrer à Prefeitura. Desde então, o pré-candidato trabalha nos bastidores para viabilizar sua candidatura, e já tem o aval do Partido.
Na última eleição o Solidariedade elegeu o vereador Lalá que deixou a sigla, em apoio a Toninho Vieira. O candidato a prefeito foi Dinho que, embora favorito para eleição deste ano, preferiu não se candidatar.

PSC
Evangélico e com fácil trâmite neste segmento, o Partido Social Cristão–PSC já tem consenso em torno do nome de Hilário Rosa. O Partido já tem uma consistente base, incluíndo pré-candidatos à vereança: muitos evangélicos. Hilário, que já foi vereador em Cubatão, trabalha nos bastidores para viabilizar sua candidatura desde o ano passado.

PT
O PT cubatense já decidiu internamente e deve mesmo homologar o nome da procuradora municipal Paula Ravanelli, como candidata a prefeita. Atualmente sem mandato na cidade, o Partido comandou a Prefeitura entre 2009 e 2016, com Marcia Rosa. Elegeu, na última eleição, os vereadores Jair do Bar e Rafael Tucla, mas estes deixaram o Partido,
neste ano

PSOL
Aproveitando o espaço no campo ideológico de esquerda, Fábio Mello diretor do Sindipetro, foi candidato a deputado federal, por Cubatão em 2018, com 3111votos.
Tal posicionamento eleitoral lhe rendeu musculatura para apresentar o nome como pré-candidato a prefeito. Tudo indica que terá sua candidatura aprovada na convenção partidária.

PMN
O PMN quer ‘Mobilizar para Mudar’, apresentando uma proposta de renovação e juventude e deve emplacar o jovem
Kadu como candidato a prefeito. O grupo conta com apoio do André do Cartório, cotado para vice trabalha forte na base para eleger vereador.
Com os famosos vídeos nas redes sociais Kadu foi candidato a deputado na última eleição.

DEM
O partido mudou de comando no começo do ano e, sob a nova presidência de Passarelli Júnior mudou toda a chapa de pré-candidatos à vereança, apresentando o prefeiturável dr.Eduardo Paiva, até então afastado da política. Atualmente internado com Covid, o partido mantém consenso em torno da pré-candidatura do médico que foi secretário da Saúde de Clermont e perdeu a disputa para Marcia Rosa, que se tornou prefeita pela primeira vez em 2008.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de julho de 2020

Tipo de Corpo

Leia mais

15 de julho de 2020

Sobe para 11 prefeitos mortos por Covid-19 no Brasil

Leia mais

15 de julho de 2020

Programa Atuação Responsável é tema de reunião do CCC do Polo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC