16 de julho de 2020
PF indicia Alckmin por corrupção e lavagem
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi indiciado pela Polícia Federal por Crime de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A investigação da Lava Jato Eleitoral é um desdobramento da Operação, em São Paulo.
Este é mais um duro golpe na enfraquecida velha guarda do tucanato: recentemente a coluna noticiou o indiciamento da PF ao também ex governador José Serra, do mesmo Partido, que hoje vive sob o estrelato de João Dória.
O indiciamento se baseou em depoimentos de ex-executivos da Odebrecht e cabe ao Ministério Público paulista, apresentar denúncia contra o Alckmin. É prerrogativa do MP pedir novas diligências ou arquivamento do caso.
Alckmin – O político já se manifestou publicamente, negando as acusações e se dizendo muito tranquilo, ‘pois a probidade o acompanhou em toda sua carreira política e que seu patrimônio é compatível com o que ele ganhou durante a vida’. Alckmin foi destacado pelo prefeito Bruno Covas para coordenar o plano de governo para a reeleição. Resta saber se o indiciamento impactará nesta decisão e se ele será mesmo confirmado nesta posição de destaque na campanha de Covas. Alckmin foi vice do avô de Bruno, o ex governador Mário Covas.