23 de outubro de 2017
Praia Acessível
Guarujá recebe nova edição do projeto
Serão disponibilizadas cadeiras adaptadas, além de oficinas na Praia das Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras
O Programa Praia Acessível está de volta ao Guarujá a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29). A abertura oficial acontece às 9 horas, na Praia de Pitangueiras, no trecho da Praça das Bandeiras. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seela).
A iniciativa, que contará com cadeiras anfíbias (adaptadas para o banho de mar), além de oficinas para deficientes físicos, prossegue na sexta até 12 horas, e no sábado e domingo, das 9 às 12 horas. Realizada em parceria com a ONG Sociedade Mais Forte, a ação conta com apoio das secretarias municipais de Educação (Seduc) e Turismo (Setur).
O intuito da Secretaria de Esporte e Lazer é dar continuidade ao “Praia Acessível” até o término da temporada de verão em 2018, sempre de quinta a domingo. Para a edição do dia 27, uma equipe foi treinada na última sexta-feira (20), junto aos professores dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unaerp, além de alunos de ambas disciplinas.
De acordo com o diretor de eventos da Seela, José Roberto Galvão, “a expectativa é que a gente consiga atingir o maior número de pessoas com deficiência. A proposta tem como objetivo oferecer o banho de mar e a recreação a esse público, de modo que possam se divertir como qualquer outro, sem qualquer limitação na praia”, afirmou.
Ainda segundo Galvão, a novidade é que o município está fazendo um planejamento para implantar o surf e o caiaque adaptado. “O primeiro com uma prancha de Stand Up junto a uma cadeira adaptada onde a pessoa possa sentir a sensação de surfar sobre as ondas. Já o outro usando um caiaque catamarã, de forma que o usuário possa passear pela praia com um monitor. A nossa ideia é colocar estes dois atrativos mas, para isso, vamos buscar apoiadores”, ressaltou.