Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

12 de julho de 2018

Hepatite C

 | Jornal Acontece

 Médico do HC fala da importância da prevenção

julhoamarelo001

A hepatite C é uma doença relativamente nova, descoberta em 1989 e para a qual diagnóstico existe desde 1990.

A partir do início dos anos 1990, a testagem contra hepatite C passou a ser obrigatória em todos os doadores de sangue no Brasil. Trata-se de doença transmitida pelo sangue contaminado e que não causa sintomas. Mas quando dá sinais são sintomas muito inespecíficos, como cansaço, dores articulares ou pequenas alterações laboratoriais nos exames de rotina. Pode evoluir para cirrose hepática, câncer no fígado e morte.

É considerada pela Organização Mundial da Saúde uma prioridade para ser eliminada como problema de saúde pública até 2030. Para que isso ocorra precisamos diagnosticar todos os infectados pois o SUS fornece gratuitamente uma terapia sem efeitos colaterais, fácil de fazer e que cura 98 a cada 100 pacientes tratados.

E qualquer pessoa, desde a que recebeu uma transfusão de sangue ou derivados antes de 1993 até aquela que simplesmente fez as unhas em uma manicure com material não adequadamente esterilizado, pode ter hepatite C. Especialmente se você tem mais de 40 anos, faça o teste ou peça ao seu médico para fazê-lo. Não dói nada e isso pode salvar sua vida!

Julho é o mês amarelo de divulgação para diagnosticar e prevenir a hepatite C. Faça o teste!

Dr.Evaldo Stanislau Affonso de Araújo
CRM-SP 72.705
Consultor da OMS e do Ministério da Saúde para Hepatites Virais
Médico da CCIH do Hospital de Cubatão.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de julho de 2018

Atividades Econômicas - Protocolo para reabertura

Leia mais

12 de julho de 2018

Vagas FSFX

Leia mais

12 de julho de 2018

Eleição este ano

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.