Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

29 de novembro de 2020

Profissionais de Guarujá concluem formação voltada à educação especial

 | Jornal Acontece

 

Profissionais da rede municipal de ensino de Guarujá participaram de um curso de formação voltado à educação especial, por meio da plataforma Diversa. A iniciativa da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), teve como enfoque principal as estratégias pedagógicas para ampliar a qualidade do ensino inclusivo para alunos com necessidades especiais, que estudam nas escolas comuns. A capacitação teve início em 28 de junho, com duração até o último dia 17.

Os encontros foram realizados em uma plataforma virtual, com a participação de representantes de 12 unidades de ensino inscritas. Os profissionais de cada escola compartilharam experiências e contaram como estão desenvolvendo as diretrizes para as práticas de inclusão na rede municipal.

Na última terça-feira (24), foi realizada uma reunião da equipe de monitoramento do Diversa com os coordenadores, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, supervisores da Sedel e os professores formados pelo treinamento, totalizando 56 participantes, onde foi feito uma balanço de encerramento do curso.

De acordo com a diretora de ensino da Sedel, Célia Gonçalves, o processo formativo teceu na rede municipal um alinhamento conceitual, mobilizando coletivamente a composição dos participantes na responsabilidade das ações assegurando o direito e a garantia de acesso à aprendizagem aos estudantes. “A máxima do curso é que o estudante deve vir antes da deficiência, não tornando a deficiência um impedimento que prejudique o desenvolvimento a aprendizagem dos alunos”, concluiu.

O projeto é desenvolvido na rede municipal de ensino de Guarujá desde 2019. Atualmente conta com a participação de 12 supervisores de ensino, 12 diretores de escolas, 12 professores do ensino especial e 12 professores do ensino regular.

Diversa

O Diversa é uma plataforma de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre inclusão de estudantes com deficiência, e altas habilidades/superdotação na escola comum. É voltada a educadores, gestores escolares e públicos, familiares e outros profissionais interessados em educação inclusiva. É uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de novembro de 2020

ESPM abre inscrições para programa gratuito de fortalecimento em aprendizagem para jovens

Leia mais

29 de novembro de 2020

Unipar leva estudantes e educadores de Cubatão e Santo André para visitas à SP-Arte

Leia mais

29 de novembro de 2020

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.