12 de setembro de 2022
Projeto que utiliza gamificação já beneficiou 173 educadores e 750 alunos da rede pública e de organizações sociais
A partir da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, a iniciativa desenvolve educadores e adolescentes para que se apropriem de seu território e promovam intervenções positivas
Sim, eles são milhões. Em torno de 18,8 milhões de jovens entre 0 e 14 anos vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil, em situação de pobreza ou extrema pobreza. Vivendo à margem da sociedade, essas crianças e adolescentes perdem sua representatividade, cidadania e oportunidades de desenvolvimento. Mas, um projeto ludo-pedagógico já está fomentando mudanças significativas nesse cenário, com resultados concretos. Iniciado em 2019, o Heróis em Ação já beneficiou 29 instituições, envolvendo diretamente 173 educadores e 750 alunos da rede pública e de organizações sociais nas cidades de Jacareí (SP), Uberaba (MG), Taquari (RS), Itapetininga (SP), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE).
Implementado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o projeto abrange duas frentes de atuação: capacitação de educadores na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e condução de uma estratégia pedagógica dessa metodologia a partir da gamificação com crianças e jovens.
A ideia é que, atuando coletivamente por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG), inspirado no livro “Lá Onde Eu Moro”, os participantes possam realizar intervenções em torno de uma causa que faça sentido onde vivem, a fim de mobilizar a comunidade. Nesse processo, o intuito é que ganhem protagonismo e novas habilidades e que se apropriem de seu território.
Em Aracaju, por exemplo, as atividades foram executadas no Instituto Rahamim, organização social da sociedade civil presente no Complexo Santa Maria há 22 anos e que faz parte da Rede Gerando Falcões. O objetivo do instituto é promover o desenvolvimento social de favelas e comunidades periféricas do estado de Sergipe. O presidente da instituição, Cristiano Lima, comenta o efeito multiplicador do projeto.
“Durante o período da pandemia, nossas crianças e jovens participaram da edição do projeto Heróis em Ação, onde, através das metodologias ativas, puderam aprender mais sobre a própria comunidade, trazendo dados relevantes sobre o território, sua história e personagens importantes para a construção da identidade do Complexo Santa Maria, aqui em Aracaju”, conta Lima.
“Em complemento, eles detectaram fatores que prejudicam a qualidade de vida da população, tais como lixo nas ruas, violência e exploração do trabalho infantil, entre tantos outros. Foi desenvolvido, então, um trabalho de educomunicação a partir de oficinas de cinema e fotografia sobre esses temas e, usando as redes sociais, eles conseguiram chamar a atenção da sociedade para essas questões”.
O presidente do Instituto Rahamim ressalta que, até hoje, as atividades do projeto são replicadas com as crianças e adolescentes das várias oficinas promovidas pela entidade, como capoeira, música, balé e hip hop como forma de integração entre os alunos. “É uma iniciativa que possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais, e a apropriação do território, fortalecendo o orgulho de pertencer ao Complexo Santa Maria”, completa.
“Em todos os projetos da Evoluir, temos como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e no Heróis em Ação não é diferente”, destaca a coordenadora pedagógica da Evoluir, Bárbara Dias. “São diretrizes que prevêem o desenvolvimento de competências para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem no século 21, não apenas em relação às questões materiais, mas vivendo bem, de forma confortável, conectado com a sua comunidade e com o mundo do trabalho; enfim, sendo feliz”, diz.
Bárbara acrescenta que, ao estimular a conexão de crianças e jovens com o próprio território, o projeto aborda não apenas a valorização cultural e a ideia de pertencimento, mas também fomenta habilidades essenciais para os cidadãos. “Estamos falando de responsabilidade, empatia, escuta ativa, cooperação, trabalho em equipe, respeito à diversidade em todas as formas — artísticas, culturais e sociais — e argumentação, além de autoconhecimento e cultura digital”, enumera.
A coordenadora pedagógica lembra que o propósito não é “romantizar” territórios ou a situação de vulnerabilidade, mas reconhecer as potencialidades e os desafios presentes naquele local, ajudando a fortalecer esses grupos de crianças e jovens para que busquem novas perspectivas. “Queremos que se sintam protagonistas de suas próprias histórias ao promover intervenções positivas, apontando sempre para o que sonham para o futuro e as maneiras de construir esses sonhos, com ações que podem realizar hoje, se organizando e trabalhando coletivamente em prol de suas comunidades”, conclui.
Em 2022, o Heróis em Ação acontece em Heliópolis, região da cidade de São Paulo (SP), e em Santa Luz, na Bahia.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
O Heróis em Ação contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).
Sobre o Heróis em Ação
O projeto Heróis em Ação é realizado através de um jogo colaborativo, com o objetivo de capacitar educadores, transformar jovens/adolescentes participantes e valorizar seus territórios, cultura e identidade local. A missão de cada grupo é realizar uma mudança positiva onde os jogadores moram. Programa sociocultural aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, seu conteúdo está alinhado às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: evoluir