08 de setembro de 2022
Santos triplica capacidade de programa de reinserção no mercado de trabalho
Santos triplicou a capacidade de atendimento do Programa de Inclusão Cidadã – Fênix, direcionado às pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. A ampliação de 100 para 300 bolsas, voltadas para a reinserção no mercado de trabalho, foi anunciada nesta terça-feira (6) pelo prefeito Rogério Santos.
Alternativa para a recuperação da autoestima e dos direitos inerentes a todos cidadãos, o Fênix destina-se ao atendimento de pessoas com idade entre 18 a 65 anos, em situação de rua ou vulnerabilidade social.
Encaminhados por técnicos de unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os acolhidos passam a trabalhar meio período numa instituição da rede socioassistencial ao mesmo tempo em que frequentam cursos de qualificação profissional.
Recebem também um auxílio de um salário mínimo, com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses, além de cesta básica e seguro contra acidente de trabalho.
LUTA CONTRA A DESIGUALDADE
Para o prefeito Rogério Santos, a Cidade segue atuando de forma efetiva no combate à desigualdade social. O chefe do Executivo santista salienta que o poder público e a população precisam ter empatia pelas pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Precisamos lutar contra o preconceito que ainda existe na sociedade. Seja com os reeducandos, projeto que me traz uma alegria imensa, ou com pessoas em situação de rua, agora assistidas com o triplo de bolsas do Fênix, Santos demonstra que está colocando a mão na massa”, destacou o prefeito, em visita às obras da segunda etapa da Ecofábrica da Zona Noroeste, local que também abrigará cursos do programa santista.
“Acredito em um processo de desenvolvimento de pessoas. Todas elas precisam de uma oportunidade, de atenção e merecem ser abraçadas, tanto pela administração pública quanto pela população. Só dessa forma reduziremos a desigualdade social no País”, completou.
Presente ao evento na Zona Noroeste, o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Mota, também valorizou a ampliação do programa em Santos. “Em 2018 saltamos de 30 para 100 vagas e, agora, chegamos a 300 bolsas. Ao longo do processo, melhoramos a parte qualitativa, pois sabemos que, quanto menor o índice de desistência, maior será a possibilidade de desenvolvimento e sucesso do acolhido, com qualidade e integralmente”, concluiu.
PROGRAMA FÊNIX
O programa Fênix é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), no âmbito da Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso). Implantado em 2005, o projeto santista já atendeu mais de 20 mil famílias desde sua inauguração.