Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

03 de setembro de 2018

Semana da Pátria 2018

Semana da Pátria em Guarujá começa nessa terça com segurança reforçada

Os desfiles dos alunos acontecerão nesta quarta-feira (5) no Perequê, e no sábado (8), em Vicente de Carvalho

Para resgatar o civismo na população de Guarujá, a Prefeitura realiza a Semana da Pátria 2018, em comemoração ao feriado de 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com as demais secretarias municipais. A programação tem início nesta terça-feira (4) e prossegue até domingo (9).

A Semana da Pátria acontece em alusão ao Dia da Independência, em 7 de setembro, feriado nacional. A abertura oficial começa no dia 4, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras, Praia de Pitangueiras.

No dia 5 (quarta-feira) ocorre o Desfile Cívico no Perequê, com a apresentação de, aproximadamente, 25 escolas (entre municipais, estaduais e particulares). Já no dia 8 (sábado), Vicente de Carvalho recebe o Desfile Cívico-Militar, a partir das 9 horas, ao longo da Avenida Santos Dumont, com cerca de 40 escolas.

O trajeto partirá da esquina da Rua Joana de Menezes Faro com término na Praça 14 Bis. A concentração das escolas será na Rua São João, da Avenida Osvaldo Cruz até a Avenida Santos Dumont, e até a Rua Joana de Menezes Faro.

O feriado nacional da Independência, 7 de setembro, também conta com programação. A Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras, por exemplo, a Exposição da Semana da Pátria, a partir das 9 horas. No local, estarão estacionados um avião e helicóptero, utilizados pelos alunos do curso de mecânica de aeronaves da Escola Técnica Santos Dumont (Etec). Trata-se de uma parceria entre Prefeitura e Exército. E às 18 horas, o Coral Municipal se apresenta na Praça dos Expedicionários.

A Semana da Pátria termina no domingo, dia 9. Das 15 às 18 horas, o público poderá conferir a Sinfonia na Praia, com apresentação da Banda do Exército e música de qualidade, na Praça dos Expedicionários.

Já às 18 horas, o local mantém a linha musical, só que com a apresentação de um grupo de sanfoneiros, como parte do evento Forró da Saudade, em homenagem a Luiz Gonzaga. O encerramento oficial da Semana em Guarujá será às 18 horas do domingo, com o descerramento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo, a Semana visa despertar nos alunos o civismo, o amor á Pátria. “Sem dúvida, este é um dos principais eventos da Secretaria, e por isso, estamos empenhados em realizar um grandioso evento. Afinal, queremos que os nossos alunos promovam um brilhante desfile. Nosso objetivo também é o de fomentar o patriotismo e o amor à pátria entre os alunos, além de destacar como é importante essa demonstração de respeito à nação”, comentou.

Confira a programação completa:

Dia 4 (Terça-feira) – 8 horas

Abertura Oficial – Hasteamento do Pavilhão Nacional

Local: Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras

 

Dia 5 (Quarta-feira) – 9 horas

Desfile Cívico no Perequê

Local: Avenida Rio Amazonas

 

Dia 7 (Sexta-feira) – Feriado Nacional

9 horas – Exposição Semana da Pátria (avião e helicóptero)

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

18 horas – Homenagem à Pátria (apresentação do Coral Municipal)

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

 

Dia 8 (sábado)

9 horas – Desfile Cívico Militar em Vicente de Carvalho

Local: Avenida Santos Dumont

 

Dia 9 (Domingo)

15 às 18 horas – Sinfonia na Praia, com apresentação da Banda do Exército

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

18 horas – Forró da Saudade em homenagem a Luiz Gonzaga

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

18 horas – Descerramento do Pavilhão Nacional

Local: Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras

 

Guarujá terá reforço na segurança

Durante a Semana da Pátria, a Prefeitura de Guarujá por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), estará com o máximo do seu efetivo nas ruas. A operação vai mobilizar a Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Departamento de Trânsito e Transporte Público (Ditran), Fiscalização e demais diretorias. Além da Policias Militar e Civil.

O objetivo é garantir a segurança, tranqüilidade e a ordem aos munícipes e também aos turistas que vêm curtir a Cidade durante o feriado prolongado. 

Paralelamente, acontece a tradicional operação feriadão, com patrulhamento preventivo com ênfase na preservação do patrimônio público e fiscalização do comércio ambulante irregular, som abusivo, infrações de trânsito entre outras.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de setembro de 2018

Novo coronavírus

Leia mais

03 de setembro de 2018

Combate a Dengue

Leia mais

03 de setembro de 2018

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.