Estudantes apresentam projetos de leis e indicações na Câmara de Guarujá
Sessão deliberativa do Parlamento Jovem ocorreu na noite desta quarta (16). Mais de 50 proposituras foram apresentadas e votadas
Após quase dois meses de preparação, os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem de Guarujá finalmente apresentaram suas proposituras em plenário e votaram cada uma delas.
A sessão deliberativa foi realizada na noite desta quarta (16) e contou com a presença dos vereadores Edilson Dias, Luciano Tody e Wanderley Maduro, além do secretário-adjunto de Educação, Esporte e Lazer, João Pechiori.
Os projetos aprovados pelos estudantes agora poderão ser encampados pelos vereadores e transformados em leis municipais. Da mesma forma, as indicações apresentadas serão encaminhadas ao prefeito Válter Suman.
INICIATIVA
A iniciativa é da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).
Desde que foram empossados, em agosto, os alunos participaram de várias aulas teóricas e práticas para entenderem melhor o funcionamento do parlamento municipal.
ELEIÇÕES
Os representantes do Parlamento Jovem foram escolhidos através de eleições, ocorridas em junho, que reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Todos são de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A posse foi no último dia 27/08.
O objetivo é que os estudantes aprendam, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciem como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e, sobretudo, deem a sua contribuição, com projetos, indicações, requerimentos, moções e demais proposituras.