Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

29 de junho de 2017

Solidariedade

CASA DO RECOMEÇO DE CUBATÃO ABRE AS PORTAS

Secretaria de Assistência Social pede a ajuda de voluntários e doações 

A Casa do Recomeço II abriu suas portas esta semana e acolheu na primeira noite de funcionamento, oito pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade. Durante o dia, na quarta-feira, funcionários da Secretaria de Assistência Social percorreram três praças da cidade, onde a maioria dessas pessoas estava alojada, convidando-as para a casa.

Os abrigados foram amparados pela equipe da Prefeitura e por voluntários. Eles tomaram banho, receberam roupas limpas, cobertores e se alimentaram. Depois, a equipe identificou as necessidades de cada um e agora eles serão encaminhados para a emissão de documentos, retorno à terra de origem e consultas médicas.

Como funciona – Mais do que um lar temporário, é a oportunidade que homens e mulheres em situação de rua têm de serem ouvidos, cuidados e, assim, recomeçarem suas vidas – como o próprio nome sugere. A Prefeitura conta com duas casas. A primeira, já funciona desde o dia 15 de junho deste ano e oferece refeições, banho e material de higiene, durante os finais de semana e feriados. A Casa do Recomeço II está aberta 24 horas por dia. O endereço é Rua José Vicente, s/nº – Sítio Cafezal, próximo ao Camp.

A ideia é humanizar o serviço para que os abrigados se sintam acolhidos e valorizados. Quem tiver cães, por exemplo, poderá permanecer com seu animal de estimação, que podem dormir em um espaço reservado no local. Para que a Casa funcione, a Secretaria de Assistência Social conta com a colaboração de voluntários, além de doação de roupas limpas, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e ração para os cachorros. Quem quiser ajudar, é só comparecer a uma das casas ou à Secretaria de Assistência Social.

Outros programas – O Centro Pop é outro serviço disponível que fornece alimentação, banho, roupas e material de higiene e suporte para demais assistências (como na área da saúde e emissão de documentos, por exemplo). Os atendidos podem passar o dia, mas não pernoitar no local. Além disso, o Município também conta com a Casa de Emaús, uma entidade sem fins lucrativos que funciona como Casa de Passagem, com capacidade para realizar 20 atendimentos diários. O local oferece acolhimento, escuta, atendimento psicossocial, atendimento com psicólogo e terapeuta ocupacional, além de atividades como artes, informática, culinária, entre outras.

Endereços

Secretaria de Assistência Social
Rua Pedro José Cardoso, 567 – altos – Vila Paulista
Telefone: 3362.7811
Atendimento: 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Casa do Recomeço I
Rua Marechal Rondon, 207 – Parque Fernando Jorge
Atendimento: 9 às 12 horas, aos finais de semana e feriados

Casa do Recomeço II
Rua José Vicente, s/n (prédio próximo ao Camp) – Sítio Cafezal
Atendimento: 24 horas

Centro Pop
Endereço: Rua Fernando Costa, 1004 – Vila Couto
Telefone: 3375-2967
Atendimento: 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira

Casa de Emaús
Avenida Nações Unidas, 330 – Vila Nova
Atendimento: 24 horas

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de junho de 2017

Mais de 40º no lombo. Dá pra encarar?

Leia mais

29 de junho de 2017

Poupatempo realiza neste sábado (29) o terceiro dia de mutirão para renovação de CNH

Leia mais

29 de junho de 2017

Uvebs promove Fórum Regional de Educação: Desafios Durante a Pandemia

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.