Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

29 de junho de 2017

Solidariedade

CASA DO RECOMEÇO DE CUBATÃO ABRE AS PORTAS

Secretaria de Assistência Social pede a ajuda de voluntários e doações 

A Casa do Recomeço II abriu suas portas esta semana e acolheu na primeira noite de funcionamento, oito pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade. Durante o dia, na quarta-feira, funcionários da Secretaria de Assistência Social percorreram três praças da cidade, onde a maioria dessas pessoas estava alojada, convidando-as para a casa.

Os abrigados foram amparados pela equipe da Prefeitura e por voluntários. Eles tomaram banho, receberam roupas limpas, cobertores e se alimentaram. Depois, a equipe identificou as necessidades de cada um e agora eles serão encaminhados para a emissão de documentos, retorno à terra de origem e consultas médicas.

Como funciona – Mais do que um lar temporário, é a oportunidade que homens e mulheres em situação de rua têm de serem ouvidos, cuidados e, assim, recomeçarem suas vidas – como o próprio nome sugere. A Prefeitura conta com duas casas. A primeira, já funciona desde o dia 15 de junho deste ano e oferece refeições, banho e material de higiene, durante os finais de semana e feriados. A Casa do Recomeço II está aberta 24 horas por dia. O endereço é Rua José Vicente, s/nº – Sítio Cafezal, próximo ao Camp.

A ideia é humanizar o serviço para que os abrigados se sintam acolhidos e valorizados. Quem tiver cães, por exemplo, poderá permanecer com seu animal de estimação, que podem dormir em um espaço reservado no local. Para que a Casa funcione, a Secretaria de Assistência Social conta com a colaboração de voluntários, além de doação de roupas limpas, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e ração para os cachorros. Quem quiser ajudar, é só comparecer a uma das casas ou à Secretaria de Assistência Social.

Outros programas – O Centro Pop é outro serviço disponível que fornece alimentação, banho, roupas e material de higiene e suporte para demais assistências (como na área da saúde e emissão de documentos, por exemplo). Os atendidos podem passar o dia, mas não pernoitar no local. Além disso, o Município também conta com a Casa de Emaús, uma entidade sem fins lucrativos que funciona como Casa de Passagem, com capacidade para realizar 20 atendimentos diários. O local oferece acolhimento, escuta, atendimento psicossocial, atendimento com psicólogo e terapeuta ocupacional, além de atividades como artes, informática, culinária, entre outras.

Endereços

Secretaria de Assistência Social
Rua Pedro José Cardoso, 567 – altos – Vila Paulista
Telefone: 3362.7811
Atendimento: 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Casa do Recomeço I
Rua Marechal Rondon, 207 – Parque Fernando Jorge
Atendimento: 9 às 12 horas, aos finais de semana e feriados

Casa do Recomeço II
Rua José Vicente, s/n (prédio próximo ao Camp) – Sítio Cafezal
Atendimento: 24 horas

Centro Pop
Endereço: Rua Fernando Costa, 1004 – Vila Couto
Telefone: 3375-2967
Atendimento: 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira

Casa de Emaús
Avenida Nações Unidas, 330 – Vila Nova
Atendimento: 24 horas

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de junho de 2017

Civil liberta homem de cativeiro no litoral

Leia mais

29 de junho de 2017

Polícia Militar Ambiental resgata Onça Pintada, serpentes e outros animais silvestres de cativeiro

Leia mais

29 de junho de 2017

Importância da prática de bons hábitos alimentares

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.