18 de abril de 2018
Trabalho humanizado
Oficina de maquiagem eleva autoestima de servidoras de licença médica
Deixar de lado preocupações com saúde por algumas horas para cuidar do bem-estar é uma das prioridades da professora Valéria do Carmo M. dos Santos, de 56 anos, e da merendeira Maria José Nascimento, 58. Nesta quarta (18), elas e outras servidoras municipais, de licença para tratamento oncológico, participaram de uma oficina de maquiagem no Centro de Capacitação Darcy Ribeiro (R. São Paulo, 40, Vila Mathias), promovida pelo Ressignificar – Programa de Atenção ao Servidor com Histórico de Neoplasia, da Prefeitura.
Atenta às dicas do maquiador Alê Jodar, Maria José se surpreendeu com o resultado da ação em seu estado emocional. “Cheguei desanimada, mas a oficina é maravilhosa porque a gente esquece dos problemas”, conta ela, que também fez novas amizades nos encontros. “A gente dá força um para o outro e não se sente sozinho”.
Da mesma opinião, Valéria lembra que por muito tempo esqueceu de si mesma devido à rotina intensa em salas de aula nos três períodos. “E esses momentos, como o da oficina, nos ajudam a olhar para dentro de nós mesmas. O câncer é muito estigmatizado e algumas pessoas se afastam da gente porque sentem dificuldade de falar no assunto. Ficamos um pouco isolados e, por isso, o contato com o grupo é ótimo”.
O maquiador é funcionário do salão Sergio Soares Via Azevedo, que participou como voluntário da ação, assim como Jaqueline Messias, da Avon, que disponibilizou os produtos e entregou um kit para cada servidora, contendo esmalte, máscara para cílios, batom e esponja para aplicação de base.
Trabalho humanizado
Os encontros acontecem desde o final de 2017 e cada um deles é organizado a partir das sugestões dos próprios servidores atendidos, conforme as técnicas do programa Taísa Rosa e Amanda Ribeiro. As atividades são para criar vínculos, trocar experiências, descobrir novas formas de levar a vida e humanizar o atendimento aos funcionários que se encontram com a saúde vulnerável e precisam passar pela perícia médica – formada médico, assistente social e psicóloga.
São oferecidas orientações, articulação de todos os serviços e visitas domiciliar, hospitalar e ao local de trabalho. Ressignificar foi criado em 2015 a partir do Programa de Gestão de Afastamento, e registra atendimento a 138 servidores com histórico de afastamento por neoplasia.
Serviço
As parcerias voluntárias de empresas para auxiliar na promoção dos encontros dos grupos são benvindas pela equipe do programa e podem ser feitas pelos telefones 3213-7166 ou 3213-7224, em horário comercial.