21 de maio de 2018
Turismo da Região
Fórum Marítimo Paulista discute futuro náutico da Baixada Santista
Realizado em São Vicente, nesta sexta-feira (18), encontro abordou questões de segurança, meio ambiente, turismo e inclusão
O Yatch Clube de São Vicente recebeu, nesta sexta-feira (18), um encontro do Fórum Marítimo Paulista, que discutiu o futuro náutico da Baixada Santista. O encontro contou com a presença de nove secretários de Turismo da Região, representantes de marinas e público local.
Entre os tópicos debatidos esteve a questão da segurança marítima na Região. A ideia é reduzir os acidentes por meio de vigilância e monitoramento e agilizar a prestação de socorro. No fortalecimento da segurança náutica, foram pautadas formas de atuação no setor, como parcerias com a Guarda Municipal e instalação de câmeras de monitoramento em pontos da costa vicentina.
Os participantes também levantaram a questão social dos moradores de áreas próximas ao mar. “Com o turismo náutico há a possibilidade de desenvolvimento social e econômico, gerando empregos e ajudando a comunidade”, explicou Henrique Marx, secretário de Turismo de São Vicente.
O público também discutiu formas para que a exploração do turismo náutico não afete a qualidade das águas.
O Fórum é mensal e os últimos encontros foram realizados em Santos e Guarujá.
Premiação
Na noite desta sexta-feira, a Secretária de Turismo de São Vicente receberá prêmio ‘Turismo Náutico’ da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelo trabalho desenvolvido na Cidade.