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03 de janeiro de 2022

Usuários se revoltam com aumento da passagem de ‘latas velhas’, em Cubatão

 | Jornal Acontece

Na foto um dos ônibus retirados de circulação pela CMT por más condições de funcionamento.

 

 

Dias depois de a CMT multar a Viação Fênix por ‘colocar veículos em más condições para circular’, a empresa reajustou em mais de 20% o valor da passagem: era R$ 3.40 e agora aumentou para R$ 4.20.
A surpresa desagradável, num momento de retração econômica e pandemia, gerou revolta nos usuários que acionaram a reportagem do Jornal Acontece e demais setores da mídia regional.

Uma reclamação recorrente é de que o ar condicionado e wifi, alardeados pela empresa como diferencial dos serviços, quando ganhou a licitação, não funcionam. Porém são os constantes atrasos e o tempo de espera no ponto de ônibus, que causam maior revolta.

 

Injustificável

Os usuários relatam ainda que a situação piorou bastante depois da saída do Transporte Alternativo. Desde então, sem concorrência e com o monopólio do transporte local, a Viação teria deixado, inclusive, de cumprir exigências especificadas em contrato, quando ganhou a licitação na cidade.
Vista como ‘enrolação’, a justificativa de novos investimentos, não convence os usuários, que seguem classificando como péssima a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, considerando o aumento injustificável.

 

Lata velha

Antes do aumento, na semana passada, a empresa foi multada por ( segundo nota oficial da CMT) , colocar veículos em más condições de funcionamento. Durante blitz, a CMT determinou a substituição imediata de dois ônibus e notificou outros nove, com ‘defeitos’.

 

Outro lado

Em nota oficial a Prefeitura justifica que o reajuste acontece em razão dos aumentos no preço do diesel que, durante o ano de 2021, segundo o INPC acumulou uma alta de 65,5%. E que que desde 2015 a tarifa não tem reajuste.
Com relação a qualidade, diz que a frota vai receber reforço de 10 novos veículos e que, de acordo com a CMT, mantêm o mesmo padrão de qualidade com ar condicionado e acessibilidade. A criação de uma nova linha, 7, para atender aos moradores do Costa e Silva e ônibus de reforço para a linha da Vila Esperança, prometendo intervalo máximo de 15 minutos.

 

Vídeo – Nelson Masayuki (colaborador Ecovias)

 

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