30 de agosto de 2023
10º Aulão agita e conscientiza sobre a violência contra a mulher
Atividades aconteceram nesta quarta-feira (30) e envolveram hitbox, alongamento e uma conversa com profissionais sobre o tema
Promovendo a saúde e a conscientização, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) de Guarujá realizou, nesta quarta-feira (30), o 10º Aulão de saúde. Ao todo, 88 munícipes participaram da ação no Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Santo Antônio), que contou com atividades físicas e conversas alusivas ao Agosto Lilás, mês focado no combate à violência contra a mulher.
De acordo com a educadora física e organizadora do aulão, Bianca Costa, “o objetivo é proporcionar algo diferente e que fortaleça o vínculo de união e cooperação entre os participantes, além de transformá-los em agentes de informações essenciais que podem salvar vidas”. As palestras se concentraram em explicar os diferentes tipos de violência e consequências no psicológico das vítimas, além de informar sobre outros temas, como o tabagismo e a vacinação contra a gripe.
A Patrulha Maria da Penha também participou do evento e explicou sobre a função da Guarda Municipal e como denunciar. “É fundamental para todos saberem quais são e como funcionam os mecanismos de proteção que o Município disponibiliza para os cidadãos, assim podemos prevenir e encerrar esses ciclos de violência”, afirmou a coordenadora da Patrulha, Adriana Midori Barbosa.
Maria do Socorro Silva foi uma das participantes e contou como as atividades a ajudaram na sua saúde. “Vou em todos os aulões e espero que nunca acabe, porque é um sentimento muito bom de se exercitar e aprender junto com as amigas. Eu era muito parada antes e o aulão fez eu viver de novo”, disse ela que é proprietária de um bar.
Mesmo com o foco voltado ao público feminino, a ação também teve a participação masculina. O aposentado Jorge Caetano da Costa reforçou a importância da participação de qualquer um interessado. “É um evento para todos e sempre incentivo as pessoas para participarem porque é um momento em que podemos nos sentir à vontade com uma atividade saudável”, relatou.