Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

27 de agosto de 2024

10º DOCSP: Mostra gratuita exibe documentários indígenas

 | Jornal Acontece

Nos próximos dias 5 e 6 de setembro, o 10º DOCSP – Encontro Internacional realiza a Mostra Presencial de filmes, na Unibes Cultural, às 19h30. Na quinta-feira, o público pode conferir uma sessão única do longa ‘A Transformação de Canuto’; já na sexta-feira, será exibido o filme ‘Yyv Pyte – Coração da Terra’. Os ingressos gratuitos já podem ser reservados através do Sympla

 

Dirigido por Alberto Alvares (Tupã Ra’y) e José Cury, ‘Yvy Pyte – Coração da Terra’ é um longa-metragem documental que nasceu do desejo do cineasta guarani em retornar à sua aldeia natal. Encontros, deslocamentos, novas e velhas fronteiras perpassam as histórias deste filme, capaz de nos levar ao território sagrado Yvy Pyte.

 

‘Yvy Pyte – Coração da Terra’. Imagem: Reprodução

 

‘A Transformação de Canuto’ tem direção de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, que conduzem o estudo de caso sobre o longa na sexta-feira, 6, a partir das 15h na Unibes Cultural. O filme, vencedor de quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado 2024, entre eles os de melhor filme e melhor direção na Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos, aborda as hibridações na narrativa documental e o processo de cocriação levando os espectadores a uma pequena comunidade Mbyá-Guarani na fronteira entre o Brasil e a Argentina em que todos conhecem o nome Canuto, um homem que sofreu a temida transformação em onça e depois morreu tragicamente. Em 2023, o título recebeu os prêmios de Melhor Filme e de Contribuição Artística no International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA 2023, maior festival de documentários do mundo. 

 

Em 6 de setembro, primeiro dia dos Seminários DOCSP, são propostas reflexões acerca dos processos de criação e das novas narrativas do documentário contemporâneo, com destaque para a masterclass com o cineasta Eryk Rocha. Após a estreia do seu décimo longa-metragem ‘A queda do céu’ no Festival de Cannes, Rocha participa do DOCSP com uma imersão na sua vivência do cinema ao longo dos anos. A atividade é um pretexto para revisitar materiais, refletir em perspectiva, mergulhar nas experiências de filmagens e montagens, reencontrar personagens, transitar narrativas e retomar as buscas por novas linguagens. A masterclass tem início às 10h no dia 6, sexta-feira.

Já no segundo dia dos Seminários DOCSP, 7 de setembro, o foco estará na internacionalização de talentos, projetos e filmes. Fundos, festivais e mercados internacionais se apresentam e dialogam com criadores brasileiros que transitaram por esses espaços, compartilhando experiências e caminhos para acessar o mercado. Bruni Burres (Sundance Institute), Eduardo Valente (Berlinale), Heather Haynes (Hot Docs), Iva Dimitrova(Chicken & Egg), Jean-Jacques Peretti (Sunny Side of the Doc), Mandisa Zitha (Encounters SA), Paula Ossandon (Conecta), Sudeep Sharma (Sundance Film Festival) e Ximena Amescua (Firelight Media) participam da programação que se divide nos dois turnos. Para dialogar com os players, o seminário conta também com a participação de realizadores e realizadoras brasileiros que alcançaram o mercado estrangeiro com seus trabalhos; são eles: Chica Andrade, Coraci Ruiz, Janaína Wagner, Julia Alves, Luiz Bolognesi, Petra Costa, Safira Moreira e Vinícius Girnys.

 

10º DOCSP – Destaques da programação

Entre 26 de agosto e 11 de setembro, o 10º DOCSP – Encontro Internacional realiza uma vasta programação híbrida, com atividades online e presenciais, voltadas para formação, capacitação, fomento e negócios que visam a internacionalização do cinema documental nacional. Em celebração aos 10 anos, o DOCSP traz destaques como o acesso gratuito aos seminários e a mostraampliação dos encontros de coprodução e a volta dos laboratórios para o formato presencial

 

Além da Mostra Presencial, três filmes integram a programação online do 10º DOCSP, em parceria com a plataforma de streaming Todesplay. No dia 30 de agosto, data em que é memorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, fica em cartaz ‘Memórias de um Esclerosado’ (Brasil, 75’, 2024), de Thais Fernandes e Rafael Corrêa. Misturando imagens de seu cotidiano presente e passado com animações de suas próprias ilustrações, o cartunista brasileiro Rafael Corrêa decide fazer um filme em busca de respostas e um pouco de aventura para organizar suas memórias e descobrir se a morte de um sapo é a origem de sua doença degenerativa. A produção recebeu quatro prêmios no 28ª Cine PE, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Roteiro, e foi exibido no 52º Festival de Cinema de Gramado. 

 

Já em 31 de agosto, o público poderá assistir gratuitamente ao longa ‘Edna’ (Brasil, 64’, 2021), de Eryk Rocha. Neste documentário, Edna é testemunha de uma terra em ruínas construída sobre massacres. Por meio de seus relatos e escritos, o filme constrói uma narrativa híbrida que se move entre a realidade e o imaginário. O longa teve sua estreia mundial no prestigiado festival Visions du Réel na Suíça, e no Brasil fez seu debut no maior festival de documentários da América Latina, o É Tudo Verdade. Entre diversos prêmios que acumula, estão o de Melhor Direção no festival FICVIÑA (Chile) e o de Melhor Documentário no Festival Biarritz (França).

 

Por fim, a Mostra Online exibe, em 1 de setembro, o filme ‘Caixa Preta’ (Brasil, 50’, 2022), dirigido por Saskia e Bernardo Oliveira. O filme utiliza da linguagem experimental e atua como manifesto onde conceitos e regras são subvertidas durante esta sensorial experiência narrativa. O título foi eleito melhor curta ou média nacional pela Abraccine e foi exibido em mostras como o Festival Ecrã, a Mostra Internacional de Tiradentes e Olhar de Cinema. Cada filme estará disponível durante 24 horas na plataforma TodesPlay.

 

A partir de 27 de agosto, estudos de casos de ‘Memórias de um Esclerosado’ e ‘Caixa Preta’ ficam disponíveis no canal do YouTube do DOCSP, com participação dos diretores e com mediação dos curadores Cleber Eduardo e Kariny Martins.

 

Na programação online aberta e gratuita do 10º DOCSP, acontecem também as Conferências de Indústria com Dok Leipzig, TodesPlay e World Cinema Fund , que poderão ser assistidas no Instagram do DOCSP. 

 

O DOCSP é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master CSN, apoio Spcine, Prefeitura Municipal de São Paulo e Eletrobras, apoio institucional ChileDoc, Embaixada da França e TodesPlay, organização DOCSP e realização Poétika, Ministério da Cultura, Brasil Governo Federal.  

 

DOCSP – Mercado | Criação | Formação

Nesta edição, foram submetidos cerca de 400 projetos de longas e séries documentais de todo o Brasil a fim de integrar as atividades de mercado e laboratórios do DOCSP. Com mais de 40 players confirmados, além das atividades gratuitas abertas ao público, os selecionados participam das rodadas de negócios, laboratórios, mesas redondas e encontros de coprodução voltados para a internacionalização de produções nacionais.

 

Em 10 anos de atividades, o Encontro Internacional envolveu mais de 6 mil profissionais, facilitou cerca de duas mil reuniões de negócios, movimentando assim o mercado criativo, se firmando a cada ano como um espaço para networking e parcerias prósperas. Repleto de experiências que resultam numa comunidade crescente onde criativos e executivos dialogam, através das atividades de capacitação, mercado e exibição voltadas para o desenvolvimento, sustentabilidade e internacionalização do documentário contemporâneo brasileiro, o DOCSP tornou-se o principal evento de mercado para o cinema documental no Brasil.

 

SERVIÇO

10º DOCSP – Encontro Internacional

26 de agosto a 11 de setembro

ONLINE: 26/08 a 02/09 em YouTube.com/@_DocSP, no Instagram @_docsp e em TodesPlay.

PRESENCIAL: 05 a 07/09 na Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2500 – São Paulo)

Confira a programação completa em docsp.com

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de agosto de 2024

Consciência Negra: racismo é problema no mercado de trabalho

Leia mais

27 de agosto de 2024

ESAMC Fashion Trend 2024 celebra cultura brasileira com entrada gratuita

Leia mais

27 de agosto de 2024

Paço das Artes seleciona novos talentos das artes visuais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.