‘A Transformação de Canuto’ tem direção de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, que conduzem o estudo de caso sobre o longa na sexta-feira, 6, a partir das 15h na Unibes Cultural. O filme, vencedor de quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado 2024, entre eles os de melhor filme e melhor direção na Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos, aborda as hibridações na narrativa documental e o processo de cocriação levando os espectadores a uma pequena comunidade Mbyá-Guarani na fronteira entre o Brasil e a Argentina em que todos conhecem o nome Canuto, um homem que sofreu a temida transformação em onça e depois morreu tragicamente. Em 2023, o título recebeu os prêmios de Melhor Filme e de Contribuição Artística no International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA 2023, maior festival de documentários do mundo.
Em 6 de setembro, primeiro dia dos Seminários DOCSP, são propostas reflexões acerca dos processos de criação e das novas narrativas do documentário contemporâneo, com destaque para a masterclass com o cineasta Eryk Rocha. Após a estreia do seu décimo longa-metragem ‘A queda do céu’ no Festival de Cannes, Rocha participa do DOCSP com uma imersão na sua vivência do cinema ao longo dos anos. A atividade é um pretexto para revisitar materiais, refletir em perspectiva, mergulhar nas experiências de filmagens e montagens, reencontrar personagens, transitar narrativas e retomar as buscas por novas linguagens. A masterclass tem início às 10h no dia 6, sexta-feira.
Já no segundo dia dos Seminários DOCSP, 7 de setembro, o foco estará na internacionalização de talentos, projetos e filmes. Fundos, festivais e mercados internacionais se apresentam e dialogam com criadores brasileiros que transitaram por esses espaços, compartilhando experiências e caminhos para acessar o mercado. Bruni Burres (Sundance Institute), Eduardo Valente (Berlinale), Heather Haynes (Hot Docs), Iva Dimitrova(Chicken & Egg), Jean-Jacques Peretti (Sunny Side of the Doc), Mandisa Zitha (Encounters SA), Paula Ossandon (Conecta), Sudeep Sharma (Sundance Film Festival) e Ximena Amescua (Firelight Media) participam da programação que se divide nos dois turnos. Para dialogar com os players, o seminário conta também com a participação de realizadores e realizadoras brasileiros que alcançaram o mercado estrangeiro com seus trabalhos; são eles: Chica Andrade, Coraci Ruiz, Janaína Wagner, Julia Alves, Luiz Bolognesi, Petra Costa, Safira Moreira e Vinícius Girnys.
10º DOCSP – Destaques da programação
Entre 26 de agosto e 11 de setembro, o 10º DOCSP – Encontro Internacional realiza uma vasta programação híbrida, com atividades online e presenciais, voltadas para formação, capacitação, fomento e negócios que visam a internacionalização do cinema documental nacional. Em celebração aos 10 anos, o DOCSP traz destaques como o acesso gratuito aos seminários e a mostra, ampliação dos encontros de coprodução e a volta dos laboratórios para o formato presencial.
Além da Mostra Presencial, três filmes integram a programação online do 10º DOCSP, em parceria com a plataforma de streaming Todesplay. No dia 30 de agosto, data em que é memorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, fica em cartaz ‘Memórias de um Esclerosado’ (Brasil, 75’, 2024), de Thais Fernandes e Rafael Corrêa. Misturando imagens de seu cotidiano presente e passado com animações de suas próprias ilustrações, o cartunista brasileiro Rafael Corrêa decide fazer um filme em busca de respostas e um pouco de aventura para organizar suas memórias e descobrir se a morte de um sapo é a origem de sua doença degenerativa. A produção recebeu quatro prêmios no 28ª Cine PE, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Roteiro, e foi exibido no 52º Festival de Cinema de Gramado.
Já em 31 de agosto, o público poderá assistir gratuitamente ao longa ‘Edna’ (Brasil, 64’, 2021), de Eryk Rocha. Neste documentário, Edna é testemunha de uma terra em ruínas construída sobre massacres. Por meio de seus relatos e escritos, o filme constrói uma narrativa híbrida que se move entre a realidade e o imaginário. O longa teve sua estreia mundial no prestigiado festival Visions du Réel na Suíça, e no Brasil fez seu debut no maior festival de documentários da América Latina, o É Tudo Verdade. Entre diversos prêmios que acumula, estão o de Melhor Direção no festival FICVIÑA (Chile) e o de Melhor Documentário no Festival Biarritz (França).
Por fim, a Mostra Online exibe, em 1 de setembro, o filme ‘Caixa Preta’ (Brasil, 50’, 2022), dirigido por Saskia e Bernardo Oliveira. O filme utiliza da linguagem experimental e atua como manifesto onde conceitos e regras são subvertidas durante esta sensorial experiência narrativa. O título foi eleito melhor curta ou média nacional pela Abraccine e foi exibido em mostras como o Festival Ecrã, a Mostra Internacional de Tiradentes e Olhar de Cinema. Cada filme estará disponível durante 24 horas na plataforma TodesPlay.
A partir de 27 de agosto, estudos de casos de ‘Memórias de um Esclerosado’ e ‘Caixa Preta’ ficam disponíveis no canal do YouTube do DOCSP, com participação dos diretores e com mediação dos curadores Cleber Eduardo e Kariny Martins.
Na programação online aberta e gratuita do 10º DOCSP, acontecem também as Conferências de Indústria com Dok Leipzig, TodesPlay e World Cinema Fund , que poderão ser assistidas no Instagram do DOCSP.
O DOCSP é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master CSN, apoio Spcine, Prefeitura Municipal de São Paulo e Eletrobras, apoio institucional ChileDoc, Embaixada da França e TodesPlay, organização DOCSP e realização Poétika, Ministério da Cultura, Brasil Governo Federal.
DOCSP – Mercado | Criação | Formação
Nesta edição, foram submetidos cerca de 400 projetos de longas e séries documentais de todo o Brasil a fim de integrar as atividades de mercado e laboratórios do DOCSP. Com mais de 40 players confirmados, além das atividades gratuitas abertas ao público, os selecionados participam das rodadas de negócios, laboratórios, mesas redondas e encontros de coprodução voltados para a internacionalização de produções nacionais.
Em 10 anos de atividades, o Encontro Internacional envolveu mais de 6 mil profissionais, facilitou cerca de duas mil reuniões de negócios, movimentando assim o mercado criativo, se firmando a cada ano como um espaço para networking e parcerias prósperas. Repleto de experiências que resultam numa comunidade crescente onde criativos e executivos dialogam, através das atividades de capacitação, mercado e exibição voltadas para o desenvolvimento, sustentabilidade e internacionalização do documentário contemporâneo brasileiro, o DOCSP tornou-se o principal evento de mercado para o cinema documental no Brasil.
SERVIÇO
10º DOCSP – Encontro Internacional
26 de agosto a 11 de setembro
ONLINE: 26/08 a 02/09 em YouTube.com/@_DocSP, no Instagram @_docsp e em TodesPlay.
PRESENCIAL: 05 a 07/09 na Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2500 – São Paulo)
Confira a programação completa em docsp.com
|
|
|