Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de setembro de 2021

‘Navegar é preservar’ acontece neste final de semana

 | Jornal Acontece

Bertioga deu início nesta sexta-feira (17) ao ‘Navegar é Preservar’, evento que reúne nove municípios do litoral paulista para uma expedição de limpeza do mar, costões rochosos, praias e mangues. A abertura aconteceu no Píer Licurgo Mazzoni, com a presença de autoridades. Programação segue até domingo, 19.

 

Estiveram presentes à cerimônia representantes do Governo do Estado, Polícia Militar Ambiental Marítima, Marinha, Corpo de Bombeiros de Bertioga e Artilharia Antiaérea de Praia Grande. Primeiro dia da programação teve também o evento Luau Escuna Show.

 

Neste sábado, 18, a partir das 5 horas, embarcações partirão do Canal de Bertioga em direção a Cananéia para uma expedição marítima de limpeza de praias e rios.

 

Durante o final de semana Bertioga seguirá com as ações de retirada de microlixo da faixa de areia das praias, limpeza dos manguezais e rios, com o apoio de voluntários do Greenpeace e AMOLB (Associação dos Monitores Locais de Bertioga), monitores da ABECO (Associação Bertioguense de Ecoturismo) e a ONG Bio Conscientização. Além disso, estarão envolvidas as embarcações, responsáveis por alcançar locais de difícil acesso e destinar os resíduos coletados ao ponto de pesagem. Confira a programação abaixo.

 

O ‘Navegar é Preservar’ faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também está alinhada ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, celebrado em 18 de setembro.

 

O evento é realizado por Bertioga, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida e Cananéia, contando com o apoio do Fórum Náutico Paulista, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Náutica e Exército Brasileiro.

 

PROGRAMAÇÃO – 18 a 19/09

 

Sábado – 18/09

 

5 horas da manhã – Navegação através do Canal de Bertioga;

 

8 às 15 horas – Limpeza da Praia de Boraceia, com apoio da ONG Bio Conscientização. Ponto de encontro: Galpão Morada da Praia;

 

9 às 12 horas – Limpeza dos manguezais e Rio Itapanhaú, através do Barco Escola Arca do Saber, que partirá do flutuante ao lado do Mercado Municipal de Pescados.

 

Organizações envolvidas: Secretaria Meio Ambiente, AMOLB e ABECO;

 

9 às 12 horas – Limpeza dos manguezais e Rio Itapanhaú. Partida do Porto de Itatinga, com voluntários da AMOLB.

 

Domingo – 19/09

 

8 às 12 horas – Limpeza Costão Rochoso, no Cantão do Indaiá. Ponto de encontro: Marina Capital (AMOLB / ABECO);

 

 

8 às 12 horas – Praia do Itaguaré (sentido Guaratuba). Ponto de encontro: restaurante Vila das Ostras – (AMOLB / ABECO);

 

 

9 horas – O Barco Escola Arca do Saber partirá do flutuante, ao lado do Mercado de Pescados, com destino ao portinho do Caruara, em Santos, e marinas do Guarujá, para recolher os resíduos coletados durante todo o dia. Após a coleta, será feita a pesagem e a destinação correta do material.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de setembro de 2021

Bertioga participa do principal evento mundial do setor de viagens e turismo

Leia mais

17 de setembro de 2021

Bertioga recebe quarta etapa do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas

Leia mais

17 de setembro de 2021

Bertioga está com inscrições abertas para cursos do Programa Empreenda Rápido

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.