Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

29 de maio de 2017

2ª Mostra de Teatro Acessível

Cubatão recebe projeto premiado pela ONU

Grupo criado pela atriz Tatá Werneck faz espetáculos em que pessoas sem e com deficiência, inclusive visual e auditiva, participam juntas. O projeto é da ONG Escola de Gente com patrocínio da MRS Logística

Dias 31 de maio e 1º de junho, Cubatão recebe uma programação para lá de diferente, com espetáculos de teatro e oficinas com total acessibilidade. E o melhor: tudo de graça. É a 2ª Mostra de Teatro Acessível realizada pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, referência internacional no tema da inclusão. O destaque vai para as apresentações do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, criado pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil.

Sempre com muito humor, o grupo encanta pessoas com e sem deficiência com espetáculos em que todos podem participar. Para isso, são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da Língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais.

A mostra será realizada em Aparecida do Norte (nos dias 29 e 30) e em Cubatão, onde haverá apresentação teatral no dia 31 (quarta-feira), às 15h. No dia seguinte, 1º de junho (quinta-feira), às 13h30, acontecerá a Oficina de Teatro Acessível. Toda a programação será realizada no Bloco Cultural do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). Os interessados em participar das oficinas devem procurar as secretarias municipais de Educação e de Cultura. Vagas limitadas.

O projeto conta com o patrocínio da MRS, por meio de lei Rouanet do Ministério da Cultura, e já contemplou municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais, por onde passam os trens da empresa. Em São Paulo, Taubaté e Pindamonhangaba, também participaram. Ao todo são nove cidades, em três estados diferentes, que puderam assistir espetáculos teatrais, oficinas de teatro acessível, palestras e distribuição de livros com total acessibilidade. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

“É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a classe artística e o poder público, para que sejam incorporadas práticas inclusivas, previstas na legislação, na área da cultura. A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia.

Verônica Mageste, especialista da área de Relações Institucionais da MRS para o estado de São Paulo, ressalta a importância do projeto para as cidades nas quais a ferrovia está presente. “Projetos deste porte, geralmente, são realizados em grandes centros. O desafio aceito pela nossa parceira, a Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade, foi garantir que todas as pessoas tivessem a oportunidade de vivenciar esta experiência de inclusão, demonstrando que o acesso irrestrito à cultura é real e possível”, completa.

“Os Inclusos e os Sisos” surgiram em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Atualmente, o grupo conta, entre outros, com Diego Molina (roteirista do programa Zorra, da Rede Globo) na direção e com a atriz Louise Marrie (novela Terra Prometida, da TV Record). “Para a grande maioria de pessoas com deficiência, os nossos espetáculos são as primeiras e únicas oportunidades de irem ao teatro. Estamos somente cumprindo o que manda a legislação, mas, como é tão raro, torna-se extremamente gratificante para nós”, afirma ela.

O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras, da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional dos Procuradores da República e do Senado Federal.

SERVIÇO
Dias 31 de maio e 1º de junho de 2017
2ª Mostra de Teatro Acessível – Cubatão
Realização: Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
Patrocínio: MRS Logística e Ministério da Cultura
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

Apresentação Teatral “Os Inclusos e Os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”.
Data: 31 de maio, quarta-feira, às 15h
Local: Bloco Cultural – Praça dos Emancipadores, s/nº – Cubatão

Sinopse: Criado em 2003 pela atriz e humorista Tatá Werneck, como um projeto de arte e transformação social da Escola de Gente, o grupo coloca o teatro, especialmente o humor, a serviço de temas como inclusão, diversidade e direitos. De forma lúdica e provocativa, têm cumprido o papel de formação de novas plateias, mostrando como o teatro deve ser. Os espetáculos produzidos pelo grupo já foram assistidos por mais de 100 mil pessoas em todo o país e recebeu diversos prêmios em reconhecimento pelo trabalho de mobilização e inclusão de pessoas com e sem deficiência. É o único grupo de teatro com apresentações 100% acessíveis.
Direção: Diego Molina
Assistente de direção: Carolina Godinho
Elenco: Fabio Nunes, Louise Marrie, Leandro Lamas e Victor Albuquerque
Direção musical: Edvan Moraes
Figurino: Carolina Bittencourt

Oficina de Teatro Acessível
Dinâmicas construídas a partir da linguagem do teatro para trabalhar, de forma lúdica, o tema da acessibilidade. Conteúdos educativos da oficina: acessibilidade; relacionamento com pessoas com deficiência; os sentidos; a expressão corporal.
Data: 1º de junho, quinta-feira, às 13h30h
Local: Bloco Cultural – Praça dos Emancipadores, s/n – Cubatão
Oficineiros: elenco do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade
Intérprete de Libras: Jadson Abraão
Audiodescrição: Nara Monteiro

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de maio de 2017

Entrevista com Ludmila Halajko Fotógrafa de sucesso

Leia mais

29 de maio de 2017

Joice Hasselmann diz que sofreu atentado enquanto dormia

Leia mais

29 de maio de 2017

Crie uma estratégia de marketing de sucesso no Instagram

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.