Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

11 de outubro de 2021

25 anos sem Renato Russo

 | Jornal Acontece

Há 25 anos, o Brasil dava adeus ao seu maior ícone do rock nacional. Renato Manfredini Júnior, se foi por consequências da aids. Renato tinha HIV positivo desde 1989, mas nunca assumiu publicamente a doença, deixando uma legião de fãs orfãos por todo o País.

 

Dado Villa-Lobos, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, formavam a Legião Urbana, a banda que colocou Brasília de vez no cenário do rock nacional, quebrando barreiras contra o preconceito, que naquela época a luta era ainda mais difícil do que nos dias atuais. Homossexual assumido, desde 1990, Renato gostava de deixar claro sua orientação sexual em algumas de suas canções. 

 

Renato sempre estave à frente de sua época, suas canções sempre atuais tanto para a época, quanto para os dias de hoje. Ele costumava aprensentavar algum personagem curioso ou alguma crítica política, despertando os mais diversos sentimentos nos ouvintes.

 

Alguns exemplos fáceis de citar, é o tal do Jeremias, aquele “maconheiro sem vergonha” que atirou no João de Santo Cristo, pelas costas. Se você preferir algo mais leve, tem a balada romântica sobre os pombinhos Eduardo e Mônica. Onde “ela falava coisas sobre o Planalto Central, também magia e meditação e o Eduardo ainda tava no esquema escola, cinema, clube, televisão”.

 

Renato fazia com maestria com que odiassemos Jeremias e nos apaixonassemos pelo casal Eduardo e Mônica, e por fim, que todos deviamos acreditar no futuro da nação, em “que pais é esse”. Esse era o genial trovador solitário. 

 

Seu legado continua vivo, sua poesia segue intacta, enchendo os olhos da antiga e das futuras gerações de jovens. Mesmo após longos 25 anos de sua partida, suas canções continuam sendo transormadoras e atuais.  Esse é Renato Manfredini Júnior, poeta, arrogante, prepotente,”porra louca” ou simplesmente, Renato Russo. 

 

Viva, Renato! Viva Legião Urbana! 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de outubro de 2021

Morre filho do Rei Roberto Carlos

Leia mais

11 de outubro de 2021

Cantor Sérgio Reis se torna alvo da Polícia Federal

Leia mais

11 de outubro de 2021

Psicanalista sobre término de Whindersson e Maria: “Luto pode ter prejudicado”

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.