Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de maio de 2021

5 dicas para incentivar seus funcionários a cuidarem melhor da saúde

A saúde dos funcionários deve ser de interesse deles próprios, mas da também da empresa, que desempenha um papel fundamental no incentivo para que a equipe desenvolva hábitos saudáveis.

Muitas pessoas ficam um terço dos dias no ambiente corporativo, de forma que a contribuição da empresa para uma rotina saudável é determinante. Entenda mais a seguir!

 

Por que as empresas devem incentivar bons hábitos entre funcionários?

Os bons hábitos de vida estão diretamente associados a mais qualidade de vida e saúde, gerando mais disposição, bem-estar, equilíbrio físico e emocional e minimizando patologias, como cardíacas, vasculares, musculares e ósseas.

Conscientizar bons hábitos entre os funcionários gera uma série de benefícios à própria empresa, como:

  • redução das doenças laborais e afastamentos;
  • maior disposição da equipe;
  • melhor produtividade, com aumento do foco;
  • redução de faltas;
  • melhora do clima organizacional.

Portanto, existem bons motivos para que a empresa incentive os funcionários a cuidar bem da saúde. Confira como a seguir!

 

5 dicas para melhorar cuidados dos funcionários com a saúde

Muitos hábitos saudáveis dependem das políticas da companhia e do clima construído coletivamente. Por exemplo, um profissional que não pode ir ao banheiro pode desenvolver problemas urinários e na bexiga, alguém que faz movimentos repetitivos sem pausas pode ter Lesão por esforço repetitivo (LER).

Por tais motivos, a empresa pode desenvolver uma série de práticas que minimizem esses riscos e motivem os funcionários a cuidar da saúde dentro e fora da companhia.

 

  1. Programas de conscientização

A primeira recomendação são os programas de conscientização para instruir os profissionais sobre bons hábitos. Alguns podem ter consciência sobre eles, mas é importante que haja essa difusão de informações confiáveis, preferencialmente com um médico ou nutricionista.

Pode incluir o programa de conscientização cartilhas sobre alimentação saudável, balanceada e prática de exercícios físicos, importância do período de descanso e de momentos de desconexão.

  1. Ginástica laboral

A ginástica laboral é fundamental para reduzir o sedentarismo entre as equipes, sendo que os instrutores vão elaborar sequências de exercícios específicas às necessidades de cada setor.

Com isso, os profissionais têm um momento para se exercitar frequentemente reduzindo dores musculares, LER, acidentes de trabalho e também melhorando o foco e disposição.

 

  1. Cozinha/refeitório

Caso a empresa forneça as refeições é importante que elas sejam pensadas por um nutricionista, priorizando opções mais saudáveis às equipes.

Em outras situações é importante que a empresa tenha uma cozinha com geladeira, fogão ou micro-ondas para que os funcionários possam levar refeições caseiras, armazená-las corretamente e aquecer no momento da refeição, reduzindo o consumo de opções prontas que tendem a ser menos saudáveis.

 

  1. Assistência médica

Ter um plano de assistência médica parcial ou coberto pela empresa também é um incentivo para que os colaboradores cuidem melhor da saúde, pois assim eles podem buscar auxílio especializado e fazer exames e acompanhamento de rotina, evitando agravamento de patologias.

 

  1. Prevenção da obesidade

A prevenção da obesidade tem sido cada vez mais difundida na sociedade, pois inclui recomendações de hábitos saudáveis que minimizam essa ocorrência de saúde com potencial para desencadear doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outros problemas.

A conscientização para prevenção da obesidade pode ser feita através de informações sobre os riscos relacionados à doença e como evitá-la, como mudanças alimentares, prática de atividades físicas e acompanhamento médico especializado.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de maio de 2021

Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça

Leia mais

09 de maio de 2021

Veja a importância da vacina para evitar casos graves da dengue

Leia mais

09 de maio de 2021

Cubatão confirma primeira morte por dengue: um bebê de 1 ano de idade

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.