Aconteceu nesta segunda, 25, a 7ª edição do Fórum Aliança Sustentável (FAS), evento que reuniu autoridades, especialistas e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil para debater os rumos da sustentabilidade, da inovação e da transição energética, no país. O evento foi marcado pela assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Cubatão e a Unifesp, simbolizando o fortalecimento da integração entre ciência, gestão pública e desenvolvimento sustentável.
Na abertura, o anfitrião, jornalista Cido Barboza deu o tom do encontro com um discurso de pertencimento e pacto entre gerações, como conceito básico de sustentabilidade. Ele foi seguido pela vice-prefeita Andrea Castro que falou dos avanços e preparativos para a COP 30. Julia Motta, secretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional do Estado detalhou ‘Ações do governo para apoiar o desenvolvimento sustentável’. Pelo Governo Federal Andrea Cancela, coordenadora-geral de Ciências para o Oceano e Antártica do Ministério da Ciência e Tecnologia falou sobre ‘Ciência, oceano e futuro sustentável’.
Finalizando o primeiro painel, o prefeito de Cubatão, César Nascimento, destacou ‘Ínovação e Sustentabilidade nas políticas públicas’ e, na sequência, ao lado da Prof.ª Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, Reitora da UNIFESP, assinou protocolo de intenções .
Transição Energética e Nova Economia Verde
Nomes estratégicos da indústria nacional compuseram o painel sobre os novos rumos para transição energética no Páis: Ricardo Salgado – diretor-executivo do CIDE; Fabrício Lopes – secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo; Nívio Machado Rigos, representando a Fiesp e o Sinproquim (Sind, patronal das Índústrias Quimicas e Pretroquímicas do Estado e Hélio Matias da ABTI (Ass, Bras. de Transportadores internacionais) e Abiquim (Ass. Bras, da Industria Quimica)
Cases e projetos
O evento seguiu com especialistas apresentando cases e projetos sustentáveis inovadores.
Antibióticos: um caminho cheio de obstáculos: Daniele Borges Lourenço, enfermaria de Controle de Infecção Hospitalar e Patrícia Teixeira de Santana, farmacêutica clínica.
Programa Movimenta Baixada com Luciellen Fábio, da Rumo Logística.
Cidades Inteligentes com Alysson Barros – especialista em cibersegurança e projetos municipais e Jonatha Brassolatti – especialista em projetos de cidades inteligentes e resiliência urbana
Finalizando, teve a apresentação de Anderson Reis, diretor administrativo da AHBR ‘Sustentabilidade em Serviços de Saúde: transformando recursos em bem-estar’
Força do Território
O Fórum também abriu espaço para experiências locais, como o desfile sustentável do Ateliê da Maré, que confeccionou os crachás dos participantes a partir de peças de jeans reaproveitadas, e o Zenon Cast, iniciativa dos alunos da Escola Professor Zenon Cleantes de Moura em parceria com a TV Polo, entrevistando autoridades e trazendo a voz da juventude para o centro do debate.
O evento se consolida como um dos maiores espaços de diálogo socioambiental do país, o FAS 2025 reafirmou Cubatão como protagonista nas discussões sobre sustentabilidade e futuro. Para Cido Barboza, “o Fórum é uma ponte entre territórios, governos, indústrias e comunidades, um espaço onde transformamos passivos em potência e herança em futuro”.
Convênio com a Unifesp fortalece ciência e inovação
A parceria prevê cooperação em projetos de ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com foco em soluções para os desafios ambientais e sociais da região.
O acordo é visto como um marco para aproximar a academia das demandas do território, reforçando Cubatão como um laboratório vivo de práticas sustentáveis e posicionando a cidade como referência em pesquisa e desenvolvimento ligados à agenda verde.
“Hoje, damos passos largos. É uma oportunidade única para falarmos dessa aliança, pois o poder público não faz tudo sozinho. A realização do FAS, em Cubatão fortalece o papel do município como ponto de encontro entre o meio acadêmico, a ciência, o poder público e setor produtivo, ampliando as conexões em torno de uma agenda de transição energética, inovação urbana e sustentabilidade para toda a Baixada Santista”, ressaltou o prefeito César Nascimento.