29 de maio de 2021
80 anos de Cecília Passarelli. Uma vida de exemplo
Por Cido Barbosa
É impossível desassociar a história recente de Cubatão de Cecília Passarelli, uma mulher que é sinônimo de fé, caridade, perseverança e firmeza, para grande parte de toda uma geração da cidade. De hábitos simples, Dona Cecília, vive até hoje, no modesto apartamento, na Vila Nova, que dividiu por décadas com o grande amor da sua vida: José Osvaldo Passarelli, prefeito de Cubatão, por três vezes.
Cecília tem participação ativa na igreja Católica e com 13 anos, já era catequista.
Líder religiosa, foi coordenadora regional da Renovação Carismática Católica, movimento que trouxe uma nova dinâmica à igreja nas décadas de 80 e 90.
Fundou a Associação em Defesa da Vida Nascente e da Família, que participa até hoje, sendo a atual tesoureira.
Como primeira dama, Cecília usava sua influência para ajudar as pessoas, em especial os menos favorecidos, o que costumava fazer pedindo anonimato: para ela bastava sua crença de que ‘Deus tava vendo’.
Cecília foi a única deputada estadual eleita em Cubatão, porém acabou abandonando a política, e voltou a se dedicar integralmente ao trabalho social e à igreja onde, notadamente, se sentia mais à vontade.
Na foto em sua homenagem, nesta matéria, Cecília está ao lado de Passarelli, com quem dividiu quase toda a vida. Foram 53 anos de convívio, desde o casamento em 9 de julho de 1966, até o recente falecimento do marido.