09 de junho de 2025
Mounjaro é aprovado pela Anvisa para obesidade e desafia domínio do Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (9), o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento da obesidade. Até então, o remédio era autorizado no Brasil apenas para pessoas com diabetes tipo 2.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Comercializado em formato de caneta injetável, o Mounjaro é um concorrente direto do Ozempic (semaglutida) e agora poderá ser prescrito a pacientes com obesidade que também apresentem pelo menos uma comorbidade associada, como hipertensão arterial ou apneia do sono.
De acordo com a fabricante, a tirzepatida é a primeira substância aprovada que atua simultaneamente em dois hormônios ligados ao controle da saciedade e dos níveis de glicose, proporcionando uma perda de peso significativa e melhora no metabolismo.