Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

22 de junho de 2025

Gripe aviária: Brasil se autodeclara livre da doença

 | Jornal Acontece

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o fim do vazio sanitário no país. O período de 28 dias livre do vírus segue a previsão estipulada em protocolos internacionais. Dessa forma, o Brasil pôde se autodeclarar livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

 

O marco zero ou período de vazio sanitário começou dia 22 de maio, logo após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS). No dia 16 de maio, o local registrou o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país.

 

Segundo o Mapa, com o encerramento do prazo e sem novas ocorrências da doença, o país finalizou todas as ações sanitárias exigidas – o que resultou na recuperação de status de livre da doença.

 

Desinfeção e retorno das exportações

 

Conforme a pasta, o processo de notificação à OMSA é conduzido de forma técnica e transparente pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

Todas as etapas do processo, desde a notificação do foco, ao início do vazio sanitário, até a autodeclaração de ar livre da doença, foram registradas.

 

Em nota, o Mapa informou que, com o fim do período de vazio sanitário, está notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações de produtos avícolas brasileiros. O objetivo é restabelecer o comércio internacional o mais breve possível.

Fonte: Brasil 61

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

22 de junho de 2025

Mutirão de perícias médicas por videoconferência atende segurados da Previdência

Leia mais

22 de junho de 2025

PEC do Pix busca blindar sistema contra taxações e ingerências externas

Leia mais

22 de junho de 2025

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta segunda-feira

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.