27 de junho de 2025
Santos inaugura passarela de R$ 60 milhões que liga Centro ao Parque Valongo e ao porto

A cidade de Santos inaugurou nesta semana a Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, nova estrutura que conecta a Rua XV de Novembro, no Centro, ao Armazém 4, no Porto de Santos, atravessando a Rua Tuiuti e a Avenida Perimetral. A obra faz parte do projeto de revitalização da área portuária e teve investimento de aproximadamente R$ 60 milhões.
Com 228 metros de extensão e 6,6 metros de altura, a passarela é acessível, contando com rampa em espiral com inclinação de 8,33%, garantindo mobilidade a todos os visitantes. Ela funcionará diariamente das 8h às 22h, com horários ajustáveis em dias de eventos especiais.
A estrutura estará disponível já a partir desta sexta-feira (27), quando começa a Festa Inverno Criativo no Parque Valongo.
A obra foi financiada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). O nome da passarela é uma homenagem ao engenheiro José Antônio Fonseca Colla, que atuou em diversas obras ferroviárias na região.
Parte de um grande projeto de revitalização
A passarela integra a segunda fase de obras do Parque Valongo, que inclui o restauro de estruturas históricas como a Casa de Pedra e os armazéns 1, 2 e 3, localizados em área federal. A requalificação está sendo viabilizada por meio de um termo de compromisso firmado com a Brasil Terminal Portuário (BTP).
A previsão é que as intervenções no Armazém 3 tenham início em agosto, seguindo o cronograma do projeto de transformação urbana da região portuária.