27 de junho de 2025
Danone inova com embalagem mais leve e sustentável, inspirada na natureza

A Danone Brasil acaba de lançar uma nova embalagem de 100g para produtos lácteos como Activia, Danoninho e Actimel, unindo design inovador, menor impacto ambiental e inspiração direta na natureza. O desenvolvimento é fruto de uma colaboração com a Graham Packaging, a consultoria Amazu Biomimicry e o Cazoolo – o laboratório de design de embalagens circulares da Braskem.
Com um visual inspirado em padrões naturais, como colmeias de abelhas, carapaças de tatus e trombas de elefantes, a nova embalagem adota uma textura hexagonal que garante maior resistência estrutural. A solução reduz em 8% o peso da embalagem anterior, mantendo a integridade e funcionalidade do frasco — um avanço validado por Análise de Ciclo de Vida (ACV).
“Estamos orgulhosos de entregar ao mercado uma inovação que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Desde 2015, já reduzimos em 38% nossas emissões globais de carbono. Essa embalagem representa mais um passo nessa jornada”, afirma Gustavo Alvarez, Diretor de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil.
Inovação com base na ciência da natureza
O projeto foi desenvolvido em apenas cinco dias por meio de um sprint criativo com especialistas das quatro empresas envolvidas. A metodologia usada incluiu conceitos de biomimética, ciência que estuda as soluções encontradas na natureza, e o Design for Environment (DfE), que analisa o impacto ambiental de um produto desde sua concepção até o descarte.
O uso de prototipagem 3D acelerou o desenvolvimento, permitindo validações rápidas e garantindo um alto padrão de qualidade e segurança. O resultado é uma embalagem que alia desempenho técnico, economia circular e comunicação clara de valores sustentáveis ao consumidor.
“Nos inspiramos na engenharia da natureza para superar os desafios do design com eficiência e menor impacto ambiental”, explica Giane Brocco, CEO da Amazu Biomimicry.
“Essa nova solução é resultado de um processo colaborativo que uniu todos os elos da cadeia para cocriar um produto inovador com ganhos econômicos e ambientais”, complementa Yuri Tomina, head do Cazoolo.
Compromisso com o futuro
A iniciativa reforça os compromissos globais da Danone: reduzir em 30% o uso de plásticos virgens de origem fóssil até 2030 e cortar pela metade esse uso até 2040. A companhia também pretende obter certificação global B Corp™ até 2025 — no Brasil, já é certificada desde 2021, sendo a primeira grande empresa de alimentos e bebidas do país a conquistar esse reconhecimento.
“Queremos unir inovação e sustentabilidade em cada etapa da cadeia de valor. Essa nova embalagem é mais um exemplo de como a Danone está comprometida com soluções regenerativas e de baixo carbono, alinhadas ao nosso propósito One Planet. One Health”, afirma Mário Rezende, Vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.