01 de julho de 2025
Dia Nacional da Vacina BCG: São Vicente imuniza mais de 84% do público-alvo contra a tuberculose

Município oferece vacina em todas as unidades de saúde e também no Brisamar Shopping
Nesta segunda-feira (1º), Dia Nacional da Vacina BCG, a Prefeitura de São Vicente reforça a importância da imunização contra a tuberculose. Até o momento, o município já aplicou 469 doses da vacina em 2024, o que representa uma cobertura de 84,47% do público-alvo.
A BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é essencial na proteção contra formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar, que atingem principalmente crianças menores de 5 anos e pessoas com baixa imunidade — como idosos, pacientes imunossuprimidos e portadores de HIV/AIDS.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças. A BCG é a primeira vacina que o bebê recebe ao nascer e tem papel fundamental na proteção contra a tuberculose”, destaca Janaina Coluchi, enfermeira responsável técnica do posto de vacinação no Brisamar Shopping.
A vacina, que confere cerca de 78% de eficácia, pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade que nunca tenham sido imunizadas, especialmente imigrantes ou pessoas em contato com portadores de hanseníase (com indicação médica).
Uma das características da BCG é a cicatriz no braço direito, resultado da reação normal do organismo à vacina. Ela começa como uma mancha avermelhada, evolui para uma pequena lesão e depois cicatriza. Reações diferentes devem ser avaliadas por um profissional de saúde.
Desde 2019, o Ministério da Saúde não recomenda a revacinação de crianças que não desenvolveram a cicatriz. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a ausência da marca não indica falta de proteção, e uma nova dose não aumenta a eficácia da imunização.
Onde se vacinar
A vacina BCG está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). Também pode ser encontrada no posto fixo do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – 4º andar, Centro), com atendimento de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Histórico da vacina BCG
Desenvolvida em 1921 pelos cientistas franceses Léon Calmette e Camille Guérin, a vacina BCG levou mais de uma década para ser criada. A fórmula utiliza uma bactéria atenuada, capaz de estimular o sistema imunológico sem causar a doença.
No Brasil, a primeira aplicação ocorreu em 1927, por via oral. A partir de 1968, a aplicação passou a ser feita por via intradérmica, como é feita até hoje. Em 1976, a vacina tornou-se obrigatória em todo o país.