15 de julho de 2025
Performances gratuitas agitam a Praça Mauá neste sábado (19)

A Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, será palco de duas apresentações artísticas neste sábado (19), em frente ao Palácio José Bonifácio. Os espetáculos, gratuitos e abertos ao público, fazem parte de uma agenda conjunta de dois coletivos que unem artes cênicas e visuais em propostas experimentais.
Às 10h, o grupo cuiabano Theatro Fúria apresenta “Nó’Sapiens”, uma performance inspirada no livro Sapiens – Uma breve história da humanidade, de Yuval Harari. Com direção de Péricles Anarckos, que divide a cena com Carolina Argenta, a encenação utiliza um cabo como elemento simbólico das “amarras” sociais que controlam nossos caminhos.
Na sequência, às 10h30, o santista Em Bando Coletivo entra em cena com o espetáculo “Em Risco”, baseado na teoria da deriva de Guy Debord. O público participa ativamente de um jogo performativo, em que uma moeda define os rumos da caminhada pelas ruas da cidade. A ação, feita com riscos de giz no chão, convida à reflexão sobre o cotidiano urbano e a liberdade de deslocamento.
O coletivo é formado por Dafne Oliveira, Felippe Salve, Giovanna Del Nero, Jamili Limma, João Lírio, Luma Eckert, Marcus Di Bello e Paola Caruso, e a ação conta com recursos da PNAB (Lei Aldir Blanc), com realização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio do Ministério da Cultura.
Intervenção surpresa à tarde
Além das apresentações pela manhã, uma intervenção urbana surpresa está prevista para a tarde de sábado, resultado do Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos, residência artística iniciada nesta semana entre os artistas e participantes.
Essa ação faz parte de um projeto de circulação contemplado pelo Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Foto: Divulgação/Virginia Benevenuto