18 de julho de 2025
Mais de 50 áreas degradadas serão transformadas em espaços de convivência

Projeto Reviverde aposta em revitalizações sustentáveis e integração comunitária para valorizar o espaço urbano
A Prefeitura de Santos deu início ao Projeto Reviverde, iniciativa que vai transformar mais de 50 áreas degradadas e pontos de descarte irregular em pequenos espaços verdes voltados ao lazer, à convivência e à integração social. A proposta é dar nova vida a locais subutilizados por meio de ações de zeladoria, paisagismo, arte urbana e participação da comunidade.
Desenvolvido pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o projeto já mapeou 54 áreas distribuídas por toda a Cidade. As transformações seguem o conceito de acupuntura urbana, com intervenções pontuais que estimulam o uso e a valorização dos espaços públicos.
Os locais são indicados pelas cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro Histórico, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla/Intermediária) e também por sugestões enviadas por moradores por meio dos canais Viva o Bairro e da Ouvidoria Municipal.
Intervenções em diferentes escalas
A maioria das áreas revitalizadas tem cerca de 20 metros quadrados, incluindo muros e calçadas, mas também há projetos maiores, como o Conviverde, instalado na Rua Pedro Paulo Di Giovanni. Com cerca de 4 mil m², a área abriga a 5ª base do Parque dos Mangues.
Primeiras transformações e impacto na comunidade
Entre os espaços já revitalizados estão a Rua Silva Jardim, na Vila Mathias; a Praça Mirante do Cruzeiro, no Morro São Bento; e a Praça Vereador Matsutaro Uehara (Tarô), no Boqueirão.
Para o comerciante Silvio Barbosa, que trabalha há anos próximo à Praça Tarô, a mudança foi positiva. “Moradores evitavam passar por aqui à noite. Agora, o fluxo aumentou, o movimento da banca melhorou e eu também trabalho com mais alegria. Todo mundo ganhou”, afirmou.
Próximas etapas
Atualmente, as equipes atuam na Rua Tiro Naval, na Vila Nova, onde será construída uma quadra, playground e área de convivência. A previsão é que a obra seja concluída em até 60 dias.
Em seguida, o projeto será levado ao Quilombo do Jabaquara, na confluência das ruas Gastão Vidigal e Professor Celso da Cunha Alves. A revitalização, que incluirá paisagismo, grafite e uma placa alusiva ao local, será entregue até o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Outras áreas já confirmadas para receber o Reviverde incluem:
-
Rua Pastor Wesley (Rádio Clube);
-
Deoclécio Augusto Santana e Alfaia Rodrigues (Estuário);
-
Frei Vital com Liberdade (Embaré);
-
Novos trechos na Pedro Paulo Di Giovanni.
Cidade mais verde e participativa
Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o projeto vai além da recuperação física. “Promove qualidade de vida, fortalece o vínculo entre moradores e território, e é construído com participação da população”, afirmou.
O arquiteto Alessandro Lopes, um dos idealizadores, reforça o caráter colaborativo da ação. “Queremos ressignificar espaços ociosos, levando cor, vida e função social. O Reviverde combina cuidado urbano, natureza e escuta ativa para uma cidade mais humana e sustentável”, completou.