Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de julho de 2025

Festival Ubunto celebra 25 anos da cultura afrobrasileira em Guarujá

 | Jornal Acontece

Evento no Teatro Procópio Ferreira homenageia Mestre Rafael Rodrigues com apresentações de dança, música e capoeira neste sábado (26)

 

A cidade de Guarujá será palco de uma grande celebração à cultura afrobrasileira neste sábado (26), a partir das 18h30, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). É quando acontece o Festival “Ubunto 25 Anos”, uma homenagem vibrante aos 25 anos de trajetória do Balé Folclórico AfroKetu e do Centro Cultural Herança de Palmares Omo Oba Zumbi, dois coletivos fundamentais na valorização da cultura negra no município.

 

A programação reúne expressões artísticas como dança afro, capoeira com orquestra de instrumentos artesanais, maculelê, samba de roda e samba de coco, exaltando a diversidade dos ritmos e saberes transmitidos ancestralmente. O evento também presta uma homenagem especial ao Mestre Rafael Rodrigues (in memoriam), figura central na luta por justiça social e pela valorização da identidade negra na região.

 

Com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e da Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi, o festival busca valorizar os coletivos culturais como agentes de transformação social, que atuam na preservação da memória, da oralidade e da sabedoria ancestral afrobrasileira.

 

Além das apresentações, o público poderá conferir o resultado de oficinas voluntárias ministradas por griôs e arte-educadores, e a exibição de um mini documentário com depoimentos de personalidades que ajudaram a construir essa história ao longo de 25 anos.

 

A entrada é gratuita, com contribuição solidária opcional de 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas à Casa de Dandara, à Associação Tumbansi Kwa Ndanda Nlunda Ye Nkosi e ao Fundo Social de Solidariedade.


 

Mestre Rafael Rodrigues: um legado de luta e amor ao próximo

Um dos momentos mais emocionantes da noite será a homenagem a Mestre Rafael Rodrigues, carinhosamente chamado de “Olho de Cobra”. Nascido em 4 de junho de 1983, ele foi militante do movimento negro e defensor dos direitos sociais, representando Guarujá em fóruns e conselhos locais e nacionais.

 

Rafael faleceu em março de 2020, durante os deslizamentos de terra no Morro da Bela Vista, ao tentar salvar vidas. Sua atuação com a juventude, nas rodas de capoeira e espaços culturais, deixou um legado que continua inspirando gerações.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de julho de 2025

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Leia mais

24 de julho de 2025

Carrossel de Baco celebra 20 anos com show gratuito no Sesc Santos

Leia mais

24 de julho de 2025

ExpoGaúcha entra na reta final em Santos com atrações inéditas no fim de semana

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.