Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de julho de 2025

Transporte por app mais inclusivo: proposta de Paulo Alexandre avança na Câmara

 | Jornal Acontece

Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta de autoria de Paulo Alexandre Barbosa para tornar transporte por aplicativo mais inclusivo.

Projeto obriga que serviços como Uber, 99 e InDrive garantam condições acessíveis a todos os passageiros, com medidas práticas e fiscalização
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (15), o projeto de lei do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) — que também é membro da Comissão — e que estabelece a acessibilidade como diretriz obrigatória no transporte por aplicativo em todo o país. A proposta altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, reforçando a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.

 

Com ampla atuação na defesa de políticas inclusivas, Barbosa tem reforçado a necessidade de garantir igualdade de acesso em todos os setores do país. “A inclusão não pode esperar. O transporte por aplicativo é parte essencial da mobilidade nas cidades, e ele precisa ser acessível para todos. Essa proposta é um passo firme na direção de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades. Seguiremos trabalhando para transformar direitos em realidade.”

 

A partir da aprovação, municípios e o Distrito Federal terão que regulamentar e fiscalizar os serviços de aplicativos com base na capacidade de atender todos os passageiros, independentemente de suas limitações físicas ou intelectuais, com segurança, conforto e qualidade.

 

A proposta ainda traz pontos práticos importantes, como ferramentas tecnológicas acessíveis nas plataformas digitais; treinamentos contínuos para motoristas; adaptação de veículos para diferentes necessidades; livre acesso a animais de serviço; e incentivos à ampliação da frota acessível, incluindo táxis.

 

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), que fortalece juridicamente a proposta mantendo sua essência. Como próxima etapa, o material será avaliado pelas Comissões de Viação e Transportes, de Desenvolvimento Urbano, de Constituição e Justiça e a de Cidadania em caráter conclusivo, e, posteriormente, será levado para aprovação do Senado.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de julho de 2025

Novo trem da CPTM promete ligar litoral ao interior de SP

Leia mais

28 de julho de 2025

Sistema Anchieta-Imigrantes passa por manutenção e conservação para mais segurança e conforto

Leia mais

28 de julho de 2025

Túnel Santos–Guarujá avança com reunião de alinhamento entre lideranças e empresa responsável pela obra

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.