01 de agosto de 2025
Ação do Coração movimenta o domingo com solidariedade, cuidados e lazer gratuito

A 14ª edição da Ação do Coração será realizada neste domingo (3), a partir das 12h, na Praça Mauá, com uma programação gratuita repleta de atividades para toda a família. Conhecida pela distribuição de corações confeccionados em tecido, a campanha busca arrecadar alimentos, roupas e brinquedos, ao mesmo tempo em que promove saúde, cultura e solidariedade.
Com o tema “Cuidar com amor”, a iniciativa deste ano convida o público a refletir sobre o poder transformador do cuidado — seja com o próximo, consigo mesmo ou com o planeta. “Queremos despertar a consciência de que atitudes solidárias e espirituais também são fundamentais para a qualidade de vida, assim como a prática de exercícios físicos”, destaca o idealizador do projeto, o ator e arte-educador Alexandre Camilo.
Entre as atrações, estão shows musicais, brinquedos, testes gratuitos de saúde (hepatite, HIV e ITB), vacinação, atendimentos odontológicos com a ONG Turma do Bem, sessões de equoterapia e a tradicional Escuta do Coração, com psicólogos e hipnoterapeutas.
Os pets também terão um espaço especial na Rua Pets, com vacinação, agendamento de castração, cuidados básicos e feira de adoção — em parceria com a Codevida.
Mobilização nacional
Desde o lançamento da campanha em abril, milhares de corações em tecido foram produzidos por voluntários em oficinas espalhadas pela Baixada Santista, Vale do Ribeira e outras regiões do Brasil.
A distribuição oficial dos corações começa às 13h, e todo o processo será documentado com o objetivo de registrar a campanha no Guinness World Records como a maior mobilização do mundo na confecção de corações de tecido.
Sobre a Ação
Criada por Alexandre Camilo em homenagem ao irmão, o ator Eduardo Furkini (1973-2011), a Ação do Coração acontece anualmente desde 2011. O evento faz parte do calendário oficial da cidade (Lei Municipal 2.884/2012) e já reuniu mais de 269 mil pessoas, distribuindo 1,3 milhão de corações, 325 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas.
Desde 2020, doações também podem ser feitas pelo aplicativo oficial da campanha.
Foto: Divulgação/PMS