Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de agosto de 2025

Alerta vermelho: “morango do amor” vira febre entre crianças, mas pode causar sérios danos aos dentes

 | Jornal Acontece

Docinho popular nas redes sociais preocupa especialistas pela alta concentração de açúcar e risco de fraturas dentárias

 

Ele invadiu as redes sociais, ganhou espaço nas vitrines de confeitarias e virou presença constante em festas e lancheiras escolares. O “morango do amor” — versão moderna da clássica maçã do amor, feita com morangos cobertos por uma crosta de caramelo crocante — se tornou a sobremesa queridinha do momento. Mas o sucesso entre crianças e adolescentes acendeu um alerta importante: por trás da aparência inofensiva e do sabor adocicado, o doce pode oferecer riscos reais à saúde bucal.

 

Em nota divulgada esta semana, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) chamou a atenção para os perigos do consumo frequente do “morango do amor”. De acordo com a entidade, a camada de caramelo, além de extremamente dura, é pegajosa — combinação perigosa que pode provocar fraturas dentárias, deslocar próteses e quebrar aparelhos ortodônticos.

 

O risco é ainda maior entre as crianças. “Elas estão em fase de troca de dentição, com dentes mais sensíveis e, muitas vezes, em tratamento ortodôntico. Isso as torna mais vulneráveis a traumas causados por alimentos muito duros ou aderentes”, explica a odontopediatra Maria Clara Lembo, da Associação Israelita Fortunée de Picciotto.

 

Segundo a especialista, o consumo desse tipo de doce pode causar desde lesões na mucosa bucal até fraturas nos dentes ou peças ortodônticas. Além disso, o caramelo gruda com facilidade nos dentes, favorecendo a proliferação de bactérias causadoras de cáries — especialmente quando a escovação não é realizada logo após o consumo.

 

Para evitar problemas, os especialistas recomendam moderação e alguns cuidados práticos. Entre eles, cortar o doce em pedaços menores, evitar a mordida direta e intensificar a higiene bucal, com escovação adequada e uso de fio dental. Para crianças com aparelhos, a recomendação é ainda mais rigorosa: o ideal é evitar totalmente o consumo.

“Alimentos pegajosos e açucarados como o ‘morango do amor’ exigem atenção redobrada. Escovar bem os dentes e usar fio dental logo após o consumo são atitudes simples que fazem toda a diferença para prevenir cáries e outros danos”, reforça a odontopediatra.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de agosto de 2025

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

06 de agosto de 2025

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

06 de agosto de 2025

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.