Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

07 de agosto de 2025

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

 | Jornal Acontece

Prefeitura de Santos amplia atendimentos após alta taxa de faltas em edições anteriores; cirurgias pediátricas também enfrentam absenteísmo

 

A Prefeitura de Santos vai ampliar o número de vagas no mutirão de eletrocardiogramas realizado no Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp NT). A ação ocorre neste sábado (9) e domingo (10), com 350 exames por dia, 30 a mais que na edição anterior.

 

A medida foi tomada após a constatação de 34% de faltas no último mutirão — um índice considerado alto pela Secretaria Municipal de Saúde. Para tentar reduzir as ausências, os agendamentos continuam sendo feitos por telefone e com poucos dias de antecedência, por meio da Central de Regulação de Vagas.

“Quando o paciente confirma o exame, entendemos que ele precisa do procedimento. O problema é que, ao faltar, ele não só perde a chance de cuidar da própria saúde em um momento mais simples, como também tira a vaga de alguém que poderia ser atendido”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez.

O secretário também reforça que as ausências representam desperdício de recursos públicos, já que profissionais e equipamentos são mobilizados, independentemente do comparecimento dos pacientes.

 

Principais motivos de ausência

Entre os pacientes que faltaram, os motivos mais citados foram:

  • Falta de dinheiro para transporte

  • Perda do encaminhamento médico

  • Esquecimento da data do exame

 

A Prefeitura lembra que quem perdeu o encaminhamento pode solicitar uma segunda via na unidade de saúde onde o documento foi emitido. É necessário que a nova via esteja assinada e carimbada pelo médico solicitante.

 

Cirurgias pediátricas também registram ausências

Situação semelhante ocorre no mutirão de cirurgias pediátricas de baixa complexidade, realizado no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste. Das 34 crianças agendadas para consultas com cirurgião pediátrico e anestesista até a última semana, 10 não compareceram, o que representa 30% de absenteísmo.

Os agendamentos seguem conforme a disponibilidade de vagas, com nove consultas diárias.

“Estamos fazendo um grande esforço para atender a população, mas é essencial que os pacientes e seus responsáveis compreendam a importância de comparecer às consultas e exames agendados”, reforça Fábio Lopez.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 de agosto de 2025

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

07 de agosto de 2025

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

07 de agosto de 2025

Alerta vermelho: “morango do amor” vira febre entre crianças, mas pode causar sérios danos aos dentes

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.