11 de agosto de 2025
FSS promove caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Ação acontece domingo (17), na Praça das Bandeiras (Pitangueiras); Iniciativa reforça
compromisso do Município em promover de informação, prevenção e acolhimento às mulheres
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá promove, neste domingo (17), uma caminhada em alusão à Campanha Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A concentração está marcada para 9 horas, na Praça das Bandeiras (Pitangueiras), com saída prevista para 10 horas. A ação integra uma programação especial e reforça o compromisso do Município com a promoção de informação, prevenção e acolhimento às mulheres.
A orientação é que os participantes compareçam vestindo camisa branca, em sinal de união e paz. A abertura do evento contará com a participação de agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), que farão uma breve fala sobre a importância da campanha, seguida de uma apresentação prática com técnicas de autodefesa, utilizando fundamentos de jiu-jitsu e krav magá.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Haifa Madi, reforça o papel do evento como instrumento de conscientização. “Mais do que uma caminhada, essa é uma mobilização por respeito, dignidade e segurança para todas as mulheres. Precisamos ampliar o debate, levar informação para a população e mostrar que a violência contra a mulher não pode ser tolerada em nenhuma circunstância”, destacou.
Trajeto da caminhada
O trajeto da caminhada terá início na Praça das Bandeiras, seguirá pela Avenida Puglisi e retornará pela Rua Mário Ribeiro, finalizando novamente na Praça das Bandeiras. Ao fim do percurso, o público poderá prestigiar apresentações culturais, com destaque para a cantora guarujaense Ana Cigarra. Além disso, a artista Didi Gomes também se apresentará, animando os participantes com um repertório repleto de músicas contagiantes.
Agosto Lilás
A Campanha Agosto Lilás foi criada para marcar o enfrentamento à violência contra a mulher e reforçar os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Ao longo de todo o mês, o movimento busca promover a conscientização da sociedade, incentivando o respeito, a equidade e a valorização da mulher em todos os espaços. A cor lilás representa essa luta e reforça a importância do diálogo, da informação e da mobilização social em favor de uma cultura de paz e de não violência.