Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de agosto de 2025

Programa de Preservação de Nascentes vai monitorar nascentes do município

 | Jornal Acontece
Prefeitura realizará cadastramento e fiscalização de nascentes em Cubatão
 
 
 

A Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (Semam-SCBem) informa que a Cidade vai cadastrar e monitorar as nascentes e olhos d’água localizadas em Cubatão por meio do Programa Municipal de Preservação das Nascentes. A ação consiste no acompanhamento das áreas de nascentes, ações de preservação ambiental, fiscalizações, controle e redução de assoreamento, combate à poluição e conscientização ambiental sobre o tema.

 

“O cadastro de nascentes e olhos d’água (afloramento natural do lençol freático) será feito por meio de busca ativa, em áreas públicas e particulares, ou por chamamento, de acordo com a lei do programa”, afirma Cleiton Jordão, secretário da Pasta. A lei que à qual se refere é a de nº4.318, de 11 de junho de 2024,  publicada na edição nº 1520 do Diário Oficial do Município (https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTUyMA==).

 

Fiscalização – A Semam-SCBem conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep) e da Guarda Civil Municipal (CGM) na fiscalização das áreas de nascentes. De acordo com o programa, são consideradas infrações administrativas ambientais contra as nascentes desmatar, promover degradação ambiental, obstrução, construção e outras intervenções que descaracterizem os ecossistemas locais em um raio de 500 metros a partir do ponto demarcado das nascentes; descartar e despejar resíduos e efluentes (irregular ou sem autorização) nas nascentes e cursos d’água; aterrar, represar ou desviar o curso em distância igual ou menor a 500 metros do ponto demarcado; realizar queimadas; confinar animais, entre outras infrações, sujeitas a penalidades já previstas na lei. A multa varia de 200 a 1200 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), dependendo da infração.

 

Sobre o programa – a preservação das nascentes é uma iniciativa desenvolvida desde 2014 pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Programa Nascentes, criado para promover a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade a partir do direcionamento para áreas prioritárias do cumprimento de obrigações ambientes decorrentes de licenciamento, de fiscalização ou de ações voluntárias.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de agosto de 2025

Projeto “Adote um Amigo” incentiva a adoção de animais

Leia mais

11 de agosto de 2025

Educação Tecnológica no Colégio ABC

Leia mais

11 de agosto de 2025

‘Ecopet’ Leva ação de reciclagem e bem estar animal ao Pinheiro do Miranda

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.