Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

26 de agosto de 2025

7 Fórum Aliança Sustentável reúne especialistas e autoridades nacionais em Cubatão

 | Jornal Acontece
Aconteceu nesta segunda, 25, a 7ª edição do Fórum Aliança Sustentável (FAS), evento que reuniu autoridades, especialistas e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil para debater os rumos da sustentabilidade, da inovação e da transição energética, no país. O evento foi marcado pela assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Cubatão e a Unifesp, simbolizando o fortalecimento da integração entre ciência, gestão pública e desenvolvimento sustentável.
 
 
Na abertura, o anfitrião, jornalista Cido Barboza deu o tom do encontro com um discurso de pertencimento e pacto entre gerações, como conceito básico de sustentabilidade. Ele foi seguido pela vice-prefeita Andrea Castro que falou dos avanços e preparativos para a COP 30. Julia Motta, secretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional do Estado detalhou ‘Ações do governo para apoiar o desenvolvimento sustentável’. Pelo Governo Federal Andrea Cancela, coordenadora-geral de Ciências para o Oceano e Antártica do Ministério da Ciência e Tecnologia falou sobre ‘Ciência, oceano e futuro sustentável’.
 
 
Finalizando o primeiro painel, o prefeito de Cubatão, César Nascimento, destacou ‘Ínovação e Sustentabilidade nas políticas públicas’ e, na sequência, ao lado da Prof.ª Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, Reitora da UNIFESP, assinou protocolo de intenções .
 

 

Transição Energética e Nova Economia Verde

 
Nomes estratégicos da indústria nacional compuseram o painel sobre os novos rumos para transição energética no Páis: Ricardo Salgado – diretor-executivo do CIDE; Fabrício Lopes – secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo; Nívio Machado Rigos, representando a Fiesp e o Sinproquim (Sind, patronal das Índústrias Quimicas e Pretroquímicas do Estado e Hélio Matias da ABTI (Ass, Bras. de Transportadores internacionais) e Abiquim (Ass. Bras, da Industria Quimica)
 
 
 

Cases e projetos

 
O evento seguiu com especialistas apresentando cases e projetos sustentáveis inovadores.
Antibióticos: um caminho cheio de obstáculos: Daniele Borges Lourenço, enfermaria de Controle de Infecção Hospitalar e Patrícia Teixeira de Santana, farmacêutica clínica.
 
 
 Programa Movimenta Baixada com Luciellen Fábio, da Rumo Logística.
 
Cidades Inteligentes com Alysson Barros – especialista em cibersegurança e projetos municipais e Jonatha Brassolatti – especialista em projetos de cidades inteligentes e resiliência urbana
Finalizando, teve a apresentação de Anderson Reis, diretor administrativo da AHBR ‘Sustentabilidade em Serviços de Saúde: transformando recursos em bem-estar’
 
 
 
Força do Território
 
O Fórum também abriu espaço para experiências locais, como o desfile sustentável do Ateliê da Maré, que confeccionou os crachás dos participantes a partir de peças de jeans reaproveitadas, e o Zenon Cast, iniciativa dos alunos da Escola Professor Zenon Cleantes de Moura em parceria com a TV Polo, entrevistando autoridades e trazendo a voz da juventude para o centro do debate.
 
 
O evento se consolida como um dos maiores espaços de diálogo socioambiental do país, o FAS 2025 reafirmou Cubatão como protagonista nas discussões sobre sustentabilidade e futuro. Para Cido Barboza, “o Fórum é uma ponte entre territórios, governos, indústrias e comunidades, um espaço onde transformamos passivos em potência e herança em futuro”.
 

 

Convênio com a Unifesp fortalece ciência e inovação 

 
A parceria prevê cooperação em projetos de ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com foco em soluções para os desafios ambientais e sociais da região.
O acordo é visto como um marco para aproximar a academia das demandas do território, reforçando Cubatão como um laboratório vivo de práticas sustentáveis e posicionando a cidade como referência em pesquisa e desenvolvimento ligados à agenda verde.
 
 
“Hoje, damos passos largos. É uma oportunidade única para falarmos dessa aliança, pois o poder público não faz tudo sozinho. A realização do FAS, em Cubatão fortalece o papel do município como ponto de encontro entre o meio acadêmico, a ciência, o poder público e setor produtivo, ampliando as conexões em torno de uma agenda de transição energética, inovação urbana e sustentabilidade para toda a Baixada Santista”, ressaltou o prefeito César Nascimento. 
 
 
Confira a cobertura completa
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de agosto de 2025

Fórum Aliança Sustentável reúne autoridades e especialistas, de renome nacional, nesta segunda, 25

Leia mais

26 de agosto de 2025

Ateliê da Maré transforma crachás em símbolos de sustentabilidade no FAS

Leia mais

26 de agosto de 2025

Secretária Júlia Motta confirma presença no FAS, nesta segunda

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.