06 de setembro de 2025
Cubatão é pioneira na Região ao aderir ao ODS 19 da Agenda 2030 da ONU

A Prefeitura de Cubatão oficializou, na noite desta sexta-feira (5), a adesão ao ODS 19 da Agenda 2030 da ONU, durante a abertura do Guará Fest, no Píer do Casqueiro. O novo objetivo, voltado para arte, cultura e comunicação, propõe garantir diversidade cultural, democratização da arte e inclusão comunicacional.
Com o termo assinado pelo prefeito César Nascimento, a vice-prefeita Andrea Castro, os secretários Omar Bermedo (Cultura) e Cláudio Barazal (Comunicação), além da coordenadora da Agenda 2030 no município, Sandra Godoy, Cubatão se tornou a primeira cidade da Região a adotar oficialmente a proposta.
O prefeito destacou a importância do momento: “É uma alegria avançar com a Agenda 2030 em nossa cidade, reforçando que sustentabilidade, paz e crescimento são pilares para nós”.
A vice-prefeita Andrea Castro lembrou que, em 2023, Cubatão já havia se antecipado com a adesão ao ODS 18 (igualdade étnico-racial), reforçando a vocação pioneira do município. “Mais uma vez saímos na frente com a adoção do ODS da Arte, Cultura e Comunicação”, disse, acompanhada simbolicamente pelo ator Lourimar Vieira, do Teatro do Kaos, representando a classe artística local.
Na avaliação de Sandra Godoy, o ODS 19 representa um passo estratégico para fortalecer identidade e inovação: “É um ganho significativo para a cidade, pois preserva nossas raízes e projeta um futuro em que a arte e a cultura também impulsionam a economia local e orientam políticas públicas”.
O ato contou ainda com a presença da primeira-dama Janaína Lopes, curadora do Fundo Social de Solidariedade, dos secretários Rafael Lamberti (CMT) e Gilberto de Freitas (Procuradoria Municipal), além dos vereadores Carioca, Edson Mota, Guilherme do Salão e Ronaldo da Comissão.
ODS e Agenda 2030
Criada pela ONU em 2015 e aceita por 193 países, a Agenda 2030 reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que orientam governos, empresas e sociedade civil para construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. A adesão de Cubatão ao ODS 19 amplia esse compromisso, reforçando o papel da cidade como referência regional em inovação social e sustentabilidade.