03 de outubro de 2025
Guarujá participa de oficina preparatória para o período de chuvas em Itanhaém

Durante o evento foram entregues os kits da Operação SP Sempre Alerta Chuvas 2025/2026 diretamente às regionais
Seis agentes da Defesa Civil de Guarujá, entre eles o diretor Luiz Carlos Ribeiro e o gestor de projetos Geraldo Sobrinho, participaram da Oficina Preparatória para o Período de Chuvas de Verão em Itanhaém, visando à capacitação de agentes municipais para prevenção e resposta a desastres. O treinamento, realizado pela Defesa Civil do Estado, aconteceu na última quarta (1) e quinta-feira (2), reunindo prefeitos, autoridades e técnicos da Região, no Teatro Eva Wilma.
Durante o evento foram entregues os kits da Operação SP Sempre Alerta Chuvas 2025/2026 diretamente às regionais, contendo pluviômetros, lonas e equipamentos de proteção individual, para reforçar a atuação das ações na linha de frente e garantir maior agilidade das equipes no atendimento às ocorrências.
O diretor de Defesa Civil de Guarujá, Luiz Carlos Ribeiro, pontuou que o treinamento é de grande importância na prevenção e na atuação dos agentes em possíveis desastres. “A capacitação auxilia na preparação dos agentes para atuarem de forma integrada e mais eficiente, durante a temporada de chuvas mais intensas, reduzindo os riscos de desastres”.
Durante o treinamento, os agentes receberam instruções sobre meteorologia, elaboração de mapas comunitários de risco, atendimento pré-hospitalar tático em situações de desastres e a criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Houve ainda, atividade prática em campo, com foco na identificação de sinais que antecedem deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Fonte: PMG