A Prefeitura de Santos vai instalar mais uma unidade do programa Vilas Criativas, desta vez na Ponta da Praia. O novo equipamento ficará em espaço de 5 mil m², em local estratégico na confluência do bairro com o Estuário e a Aparecida.
A 11ª Vila Criativa da Cidade funcionará em área municipal atualmente ocupada pela Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (Abor), cujo termo de fomento com a Prefeitura tem validade até 11 de outubro de 2025.
Além de dar continuidade às atividades esportivas já desenvolvidas no espaço, a nova Vila Criativa ampliará sua vocação com a oferta de oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas voltadas à saúde e ao bem-estar, como dança e pilates. O objetivo é potencializar o uso do imóvel, transformando-o em um polo de integração social, cultural e econômica.
RECONHECIMENTO
Iniciado em 2015, o projeto das Vilas Criativas conta hoje com reconhecimento internacional da Unesco como referência em política pública inovadora, por unir cultura, esporte, formação e inclusão em diferentes regiões da Cidade. Tem mais de 5 mil santistas participando das atividades gratuitas oferecidas nas unidades, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando oportunidades.
Segundo a secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino, a proposta de levar a Vila Criativa ao local visa otimizar recursos públicos, além de garantir que a população não tenha interrupção nas atividades. “Vai manter o trabalho esportivo e ampliará significativamente os serviços oferecidos à população. Também estamos criando um ponto de encontro comunitário que valoriza a cultura, estimula a economia criativa e promove o bem-estar”, destacou, acrescentando que todos os professores que hoje lecionam no local serão mantidos, garantindo continuidade às atividades esportivas e a relação já construída com a comunidade.
BAIRROS PRÓXIMOS
Além de atender a Ponta da Praia, o novo equipamento também visa absorver os moradores dos bairros próximos como Estuário, Aparecida, Macuco e Embaré. O espaço tem fácil acesso por transporte público e está próximo a equipamentos municipais já consolidados, como a Praça Primeiro de Maio e a Policlínica da Ponta da Praia.
“Tem uma ligação muito forte com o esporte, e isso será preservado e fortalecido. A chegada da Vila Criativa amplia as possibilidades, agregando a possibilidade de mais atividades, mas sem perder de vista a prática esportiva que já faz parte da identidade do local”, apontou Rogério Sampaio, secretário de Esportes.
Com a nova unidade, Santos reforça seu compromisso em ampliar a rede de Vilas Criativas, levando para diferentes bairros um modelo de desenvolvimento humano que une esporte, arte, conhecimento e convivência, reforçando ainda mais o senso de construção comunitária.