09 de outubro de 2025
Túnel Santos–Guarujá avança com reunião de alinhamento entre lideranças e empresa responsável pela obra

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa liderou, nesta quarta-feira (9), da primeira reunião de alinhamento com a Autoridade Portuária de Santos (APS), prefeitos da região e representantes da Mota Engil, empresa vencedora do leilão do Túnel Santos–Guarujá.
O encontro, realizado na sede da APS, marcou uma nova etapa de cooperação institucional para garantir que a execução do projeto traga benefícios diretos à população da Baixada Santista, com geração de empregos e desenvolvimento regional.
“Foi uma reunião muito importante. Discutimos a questão da geração de empregos para que as oportunidades criadas pela obra sejam ocupadas por pessoas da nossa região”, destacou o deputado, que preside a Comissão Externa de Acompanhamento do Túnel no Congresso Nacional.
O túnel, que será o primeiro imerso do Brasil, contará com 1,2 km de extensão, seis faixas de rolamento, ciclovia e estrutura para o futuro VLT, reduzindo o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de uma hora para três minutos.
O investimento total é estimado em R$ 5,78 bilhões, com previsão de início das obras entre o fim de 2026 e o começo de 2027 e conclusão até 2030, gerando cerca de 8.690 empregos diretos e indiretos.
O presidente da APS, Anderson Pomini, e os prefeitos Rogério Santos (Santos) e Farid Madi (Guarujá) reforçaram a importância da união de esforços entre os governos federal, estadual e municipal para o sucesso do empreendimento.