13 de outubro de 2025
Braskem reforça compromisso com a circularidade e investe em design de embalagens sustentáveis

Iniciativas como o Cazoolo, laboratório de design circular da companhia, mostram que é possível unir inovação, experiência de consumo e responsabilidade ambiental
Pensar em economia circular ainda é um grande desafio no Brasil, onde quase 40% dos resíduos coletados são descartados de forma ambientalmente inadequada, segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). Atenta a esse cenário, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, busca ir além do processo industrial e petroquímico, desenvolvendo soluções que integram design, inovação e consumo consciente para ampliar a reciclagem e reduzir impactos ambientais.
Um dos destaques é o Cazoolo, Laboratório de Design de Embalagens Circulares da Braskem, criado em 2022 para apoiar empresas no desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis. O espaço já deu origem a diferentes projetos, entre eles um stand up pouch monomaterial, que foi desenhado para a reciclagem, mantendo alta competitividade produtiva.
“O trabalho desenvolvido no Cazoolo mostra que é possível transformar ideias em soluções concretas. Ao repensarmos o design das embalagens, conseguimos oferecer alternativas que unem inovação, praticidade para o consumidor e benefícios ambientais. Esse é um caminho essencial para avançarmos na agenda da circularidade”, explica Fabio Sant’Ana, especialista em Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios no Cazoolo.
Mais do que inovação em design, a Braskem reforça que a circularidade depende do engajamento de toda a sociedade. Para a companhia, o consumidor também é parte fundamental nesse processo, já que sem sua adesão a reciclagem perde força e escala.
“A circularidade é um desafio coletivo. Indústria, empresas, governo e sociedade precisam caminhar juntos para que a reciclagem seja, de fato, uma realidade. Nosso compromisso, como Braskem, é promover soluções que envolvam toda a cadeia, desde o processo químico até o consumo final, para transformar resíduos em valor e contribuir com o desenvolvimento sustentável”, destaca Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Com mais de 150 toneladas de resíduos plásticos já reinseridos na cadeia produtiva por meio de programas de reciclagem e iniciativas como o Plastitroque e o próprio Cazoolo, a Braskem segue firme no propósito de aliar inovação, educação ambiental e responsabilidade social. A companhia acredita que cada projeto desenvolvido é um passo importante rumo à construção de um futuro mais sustentável e à consolidação da economia circular no Brasil.