Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de outubro de 2025

Caminhada Rosa conscientiza sobre o câncer de mama.

 | Jornal Acontece

A Policlínica da Areia Branca, em Santos, realizou nesta segunda-feira (13) a Caminhada Rosa, ação de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivo a hábitos de vida saudáveis. A atividade, que integra o calendário do Outubro Rosa, também contou com a participação dos Grupos de Aleitamento Materno e de Gestantes, promovendo diálogo e troca de experiências sobre saúde gestacional e pós-parto.

Durante o evento, profissionais de saúde orientaram as participantes sobre alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e a importância do acompanhamento médico regular.

A aposentada Maria de Fátima Soares, frequentadora da unidade, compartilhou sua experiência após passar por duas cirurgias para tratamento da doença.

“Eu já tive câncer de mama e incentivo todas as mulheres a se cuidarem. Se eu não tivesse feito os exames, talvez não estivesse aqui. É difícil, mas com tratamento e fé a gente consegue. Eu quis viver e me tratei”, contou Fátima.

Para ela, o relato é uma forma de encorajar outras mulheres que enfrentam o diagnóstico. Após uma primeira cirurgia em setembro de 2023 e uma segunda em dezembro do mesmo ano, ela conseguiu vencer o câncer.

“Entre a dor e a vida, escolha viver”, completou Fátima, reforçando a importância da mamografia e de exames preventivos, mesmo que causem desconforto.

 

Na gravidez

A enfermeira Giovana Lourenço, que orientou o grupo de gestantes, destacou que a amamentação é um fator de prevenção ao câncer de mama.

“Durante a gestação, exames nas mamas nem sempre são indicados, por conta das mudanças hormonais e estruturais”, explicou.

Estudos apontam que o aleitamento materno pode reduzir em até 4,3% o risco de câncer a cada 12 meses de amamentação, pois promove a renovação celular e equilíbrio hormonal.

A chefe da Policlínica, Elisângela do Nascimento, ressaltou o papel do autocuidado e da saúde mental.

“Areia Branca é um bairro com muitas pessoas idosas. Queremos empoderar essas mulheres, tirar elas de casa e mostrar que a saúde pode ser uma ferramenta de transformação”, afirmou.

A unidade também oferece acompanhamento nutricional e atividades educativas para orientar sobre alimentação e exercícios físicos.

“O idoso costuma passar muito tempo sozinho. Aqui é o momento delas caminharem, se cuidarem e interagirem”, completou Elisângela.

Confira a programação completa do Outubro Rosa

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de outubro de 2025

Congresso de Biomedicina deve reunir mais de 8 mil especialistas em Santos

Leia mais

13 de outubro de 2025

Prefeitura de Santos abre inscrições gratuitas para Chilli Run 5K

Leia mais

13 de outubro de 2025

2ª Corrida do Centro Histórico de Santos abre inscrições

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.