02 de novembro de 2025
Mês da Consciência Negra será celebrado com atrações culturais, artísticas e atividades educativas
    Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o Mês da Consciência Negra será celebrado em Santos, em novembro, com uma ampla programação cultural, educativa e reflexiva. A iniciativa, que integra o calendário oficial do Município, contará com oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e culturais, além de atividades educativas em diversos espaços públicos.
Entre os destaques, o roteiro noturno pelo Centro Histórico, em 12 de novembro, com saída do Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48). A atividade convida o público a refletir sobre a contribuição da população negra na formação de Santos.
No dia 14, será realizada a abertura da II Mostra Educação para as Relações Étnico-Raciais – Projeto Quilombagem e Escola: da Memória à História Pública, no Auditório do Paço Municipal (Praça Mauá – Centro Histórico), com a apresentação de trabalhos de alunos da rede municipal sobre personalidades negras que marcaram a história da Cidade.
ARTE PRETA
Nos dias 14, 15, 16 e 17, o Centro Cultural Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias) recebe a 4ª edição do Festival Santos Arte Preta, com shows, literatura, oficinas, exposições de arte, batalhas de rima, feira de moda e artesanato afro, gastronomia e espaço de bem-estar.
No dia 20 de novembro, tem a tradicional homenagem no Busto de Zumbi dos Palmares, na Praça Palmares (Macuco), reunindo apresentações musicais e manifestações culturais.

A agenda completa pode ser conferida no hotsite oficial do evento (www.santos.sp.gov.br/consciencia-negra).
CONQUISTAS
A edição de 2025 do Mês da Consciência Negra marca um período de importantes avanços nas políticas de igualdade racial em Santos. Entre eles, o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer), criado em fevereiro, que tem fortalecido a formação docente sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas municipais.
Já em julho o 1º Fórum da Saúde Integral da População Negra oficializou o Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, voltado à formulação de políticas públicas que garantam o direito à saúde com equidade.
“Convidamos toda a população a participar das atividades deste mês tão importante. Vamos juntos celebrar nossa história, refletir sobre igualdade e democracia e fortalecer a luta por justiça racial”, convidou o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), Wellington Araújo.

Para o coordenador de Igualdade Racial e Étnica (Copire), Ivo Miguel Evangelista, o Mês da Consciência Negra é sinônimo de uma causa que busca por equidade. “De suma importância para reafirmarmos a luta e a resistência na implementação de políticas públicas essenciais para a comunidade negra como um todo. Elas têm sido fundamentais para que avancemos rumo a um Município mais igualitário”.
REALIZAÇÃO
A programação é resultado da união entre o CMPDCNPIR e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Copire, Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), além de instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil.