Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de fevereiro de 2026

Defesa Civil de SP mantém 30 cidades em atenção por risco de deslizamentos

 | Jornal Acontece

Volume elevado de chuva nas últimas 72 horas coloca municípios em vigilância redobrada

 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo mantém, nesta segunda-feira (9), 30 municípios em estado de atenção devido ao alto risco de deslizamentos de terra. As cidades registraram elevado volume de chuva nas últimas 72 horas, condição que aumenta a possibilidade de ocorrências, especialmente em áreas de encosta e regiões vulneráveis.

A classificação segue os critérios do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que é operacionalizado anualmente entre os meses de dezembro e março, período historicamente marcado pelos maiores índices de chuva no estado.

 

Entenda os níveis do Plano de Contingência

O plano estabelece quatro níveis operacionais:

  • Observação

  • Atenção

  • Alerta

  • Alerta Máximo

A mudança de nível ocorre a partir da análise do acumulado de chuva em 72 horas, da previsão meteorológica, de vistorias técnicas em campo e do histórico de ocorrências.

Quando o município atinge o nível de atenção, passam a ser adotadas medidas preventivas imediatas, como:

  • Intensificação de vistorias em áreas de risco

  • Monitoramento permanente das condições do solo

  • Campanhas de orientação e conscientização da população

 

População deve ficar atenta a sinais de risco

A Defesa Civil estadual reforça que moradores de áreas vulneráveis devem observar sinais de instabilidade, como:

  • Rachaduras no solo

  • Trincas em paredes

  • Inclinação de árvores ou postes

  • Estalos ou movimentação em encostas

Em caso de risco iminente, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

Municípios em estado de atenção nesta segunda-feira (9)

  • São Paulo

  • Francisco Morato

  • Franco da Rocha

  • Mairiporã

  • Santana de Parnaíba

  • Registro

  • Bertioga

  • Guarujá

  • Santos

  • São Vicente

  • Caraguatatuba

  • Jacareí

  • Lagoinha

  • Lorena

  • Redenção da Serra

  • São José dos Campos

  • São Sebastião

  • Ubatuba

  • Santo Antônio do Pinhal

  • São Luiz do Paraitinga

  • Iperó

  • Laranjal Paulista

  • Mairinque

  • Salto

  • Bragança Paulista

  • Campinas

  • Campo Limpo Paulista

  • Cordeirópolis

  • Indaiatuba

  • Jundiaí

 

Gabinete de Crise segue mobilizado

O Gabinete de Crise do Estado permanece ativado de forma presencial ao longo desta segunda-feira (9), com a mobilização de órgãos governamentais e concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água.

O objetivo é garantir resposta rápida às ocorrências, ampliar a integração entre os órgãos envolvidos e reduzir o tempo de atendimento à população em caso de emergências.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de fevereiro de 2026

Fiscaliza rope jump e bungee jump após morte em Limeira

Leia mais

09 de fevereiro de 2026

MC Negão Original é preso em operação da Polícia Civil

Leia mais

09 de fevereiro de 2026

Manifestantes tomam Avenida Paulista para defender legalização da maconha

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.