Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de fevereiro de 2026

Santos elimina 345 focos de dengue e encontra mais de 400 imóveis fechados

 | Jornal Acontece

Mais de 6 mil residências foram vistoriadas em 2026; cidade soma 51 casos de dengue e seis de chikungunya.

 

A Prefeitura de Santos eliminou 345 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti durante quatro mutirões realizados em 2026 nos bairros Ponta da Praia e Marapé, em Santos (SP). Ao todo, cerca de 6 mil imóveis foram vistoriados pelas equipes de combate a endemias.

Apesar do esforço, os agentes não conseguiram entrar em 489 residências que estavam fechadas no momento das visitas.

Segundo o último balanço divulgado até sexta-feira (13), o município registrou 51 casos de dengue e seis de chikungunya neste ano.

 

Mutirões contra a dengue em Santos

As ações concentraram-se nos bairros Ponta da Praia e Marapé, com média de 1.645 imóveis vistoriados por mutirão.

Durante as visitas, os agentes procuram recipientes com água parada, principais criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre os locais onde foram encontradas larvas estão:

  • Ralos externos

  • Fontes de jardim

  • Bandejas de geladeira

  • Latas e copos descartáveis

  • Vasos sanitários

  • Pratinhos de plantas

No mutirão mais recente, realizado no Marapé, 70 agentes vistoriaram 1.575 residências e eliminaram 76 focos de larvas.

A prefeitura informou que novas ações serão realizadas ao longo do ano, priorizando áreas com maior incidência identificada por armadilhas de monitoramento.

 

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos nas policlínicas municipais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Já a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan começou a ser aplicada gradualmente nos agentes de combate a endemias. O município recebeu 618 doses para essa etapa inicial.

 

Importância da vistoria nos imóveis

A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações. Imóveis fechados dificultam o controle do mosquito e podem abrigar criadouros ocultos.

A orientação é que moradores permitam a entrada dos agentes devidamente identificados e mantenham quintais e áreas externas livres de recipientes que acumulem água.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de fevereiro de 2026

Guarujá reduz casos de dengue em 72% em 2026

Leia mais

18 de fevereiro de 2026

Ideal service e sesp realizam campanha de vacinação e conscientização em Cubatão

Leia mais

18 de fevereiro de 2026

CATI fortalece qualidade de vida da melhor idade em Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.