22 de junho de 2026
Santos inicia busca pelo bicampeonato dos Jogos Regionais
Atual campeã, Cidade leva delegação com 395 atletas, aposta em nomes olímpicos e busca manter a hegemonia da região em Praia Grande.
Santos inicia busca pelo bicampeonato dos Jogos Regionais em Praia Grande
A cidade de Santos inicia nesta quinta-feira (24) a caminhada em busca de mais um título dos Jogos Regionais. Atual campeã da competição, a delegação santista chega à 68ª edição do torneio com 395 atletas distribuídos em 44 modalidades, além de comissão técnica e equipe de apoio, totalizando 460 integrantes.
Organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os Jogos Regionais serão realizados em Praia Grande até o dia 2 de julho e reúnem atletas de diversas cidades da região em disputas que servem também como classificação para os Jogos Abertos do Interior.
Após conquistar o título em 2025, Santos volta à competição entre as favoritas para ocupar o topo da classificação geral.
Santos chega embalada após campanha dominante
A confiança da delegação santista é sustentada pelos resultados obtidos na última edição dos Jogos Regionais.
Em 2025, Santos teve uma das campanhas mais consistentes da competição. Das 44 modalidades disputadas, a Cidade conquistou 31 títulos, além de sete vice-campeonatos, dois terceiros lugares e quatro quartas colocações.
O desempenho garantiu o retorno ao lugar mais alto do pódio após o bicampeonato conquistado em 2022 e os vice-campeonatos registrados nos dois anos seguintes.
A expectativa agora é repetir o desempenho e manter a liderança regional.
Delegação reúne quase 400 atletas
O primeiro embarque da delegação acontece nesta terça-feira (23), com saída da Arena Santos.
Entre as equipes que iniciam a participação estão:
Basquete masculino;
Futebol masculino;
Futsal masculino;
Futsal feminino;
Vôlei de praia;
Xadrez.
A chefia da delegação ficará sob responsabilidade do diretor-técnico da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Narciso Santos, profissional com experiência em diversas edições dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos.
Natação reúne atletas olímpicos e promessa de 14 anos
Uma das principais forças santistas será a natação.
A modalidade contará com nomes experientes do esporte brasileiro, incluindo o medalhista olímpico Fernando Scheffer, além de Léo de Deus, Guilherme Basseto, André Pereira e Daynara de Paula, todos com participações em Jogos Olímpicos.
Entre os destaques da nova geração aparece Isadora Miyasiro, de apenas 14 anos.
A jovem chega embalada após excelente desempenho no Campeonato Brasileiro Juvenil, onde conquistou:
Ouro nos 400 metros livre;
Prata nos 800 metros livre;
Prata nos 200 metros livre;
Bronze nos 1.500 metros livre;
Bronze no revezamento 4×200 metros.
Após estrear na equipe principal durante o Troféu Maria Lenk, Isadora fará sua primeira participação nos Jogos Regionais.
“É uma sensação muito especial e vai ser uma competição diferente, por ser a primeira vez. E estar com a equipe principal é gratificante, porque são atletas que me inspiro muito”, afirmou.
Ciclismo chega com campeões nacionais
Outra modalidade que promete disputar medalhas é o ciclismo.
A equipe contará com João Vitor, velocista da seleção brasileira, representante do país no Campeonato Mundial de Pista de 2025 e sete vezes campeão nacional.
No feminino, o destaque é Thayna Araújo, atleta formada em Santos, atual campeã da tradicional Prova 9 de Julho e líder do ranking nacional da modalidade.
A expectativa é que ambos contribuam de forma decisiva para a pontuação santista na classificação geral.
Modalidades buscam manter sequência de títulos
Além da natação e do ciclismo, Santos chega forte em diversas modalidades tradicionais.
Entre elas estão:
Vôlei feminino sub-21;
Xadrez feminino;
Judô masculino;
Capoeira;
Basquete masculino;
Biribol;
Badminton;
Tênis de mesa.
O vôlei feminino sub-21 e o xadrez feminino entram na competição com a missão de buscar o pentacampeonato regional.
Santos quer manter protagonismo regional
Para o diretor-presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Frederico Luiz Monteiro, a cidade reúne condições para voltar a disputar o título geral.
“Vamos para os Regionais com a certeza de que estaremos competitivos e com o objetivo de trazer mais um título para nossa Cidade, sempre com o pensamento de fazer o melhor por Santos, também já pensando na classificação para os Jogos Abertos”, destacou.
Competição também vale vaga para os Jogos Abertos
Além da disputa pelo título regional, os Jogos Regionais têm papel importante no calendário esportivo paulista por servirem como etapa classificatória para os Jogos Abertos do Interior.
Por isso, além da busca pelo bicampeonato, Santos também pretende garantir vagas em diversas modalidades para a principal competição poliesportiva do estado.
Com uma delegação numerosa, atletas experientes, medalhistas olímpicos e jovens promessas em ascensão, a Cidade inicia mais uma edição dos Jogos Regionais como uma das principais candidatas ao título geral da competição.